eSocial: saiba tudo e prepare-se para a mudança e benefícios

O eSocial é um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

O que é o eSocial Empresas?

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. O novo sistema de registro, vem para facilitar a administração de dados relativos aos trabalhadores.

Como vai funcionar, na prática, o sistema?

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único.

Por que sua empresa deve se adequar às exigências do eSocial?

A grande vantagem para o empregador é a economia de tempo. Hoje, estima-se que as empresas gastam 2.600 horas por ano, só para realizarem esses serviços. Com o eSocial esse tempo pode chegar a menos de 600 horas por ano. Uma redução de tempo e de custos para os empresários.

Além de simplificar processos, o que gera ganho de produtividade, o eSocial passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminuirá erros nos cálculos que, hoje, ainda ocorrem na geração desses documentos.

Outras vantagens:

  • Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado
  • Integração de processos
  • Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos
  • Esse novo sistema consiste apenas em uma nova forma de prestação de informação por parte das empresas, e não se confunde com qualquer tipo de regime tributário diferenciado

Quais as penalidades que as empresas estão sujeitas, caso não cumpram algum quesito?

Basicamente, serão as mesmas penalidades a que estão sujeitas hoje pelo descumprimento de suas obrigações. Não há cobrança de multas para a empresa que não aderir ao sistema de forma imediata. No entanto, o processamento e quitação das obrigações rotineiras da empresa para com a administração federal ficará praticamente inviável, se ela não se adequar ao eSocial.

Seminário com tira-dúvidas do eSocial está disponível na web

Na última segunda-feira (13), foi realizado o 3º Seminário de Gestão de Pessoas, no auditório da Findes. Desta vez, o tema foi eSocial, com a proposta de sanar dúvidas de empresários, gestores e colaboradores a respeito da nova plataforma implementada pelo Governo Federal.

O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas no auditório e de internautas de todo o Brasil, que participaram enviando perguntas via WhatsApp para os palestrantes. Quem perdeu o evento pode rever na palestra na íntegra.

Confira o manual de orientação do eSocial!

eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um sistema eletrônico de prestação de contas ao Governo, que visa simplificar o processo, evitando redundâncias e a burocracia para as empresas. Por meio dele, empregadores comunicarão, de forma unificada e digital, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo