Porcentagem de participação da indústria no PIB estadual é a maior do país
“A indústria capixaba mais uma vez mostrou sua força”. A frase do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, resume o desempenho do Espírito Santo no estudo “Perfil da Indústria nos Estados”, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesse domingo (1º). Embora a indústria tenha perdido participação no Produto Interno Bruto (PIB) dos 23 locais pesquisados, a economia capixaba se destaca como a mais vinculada ao setor produtivo. No Estado, 40,5% do PIB vêm da indústria, o maior índice do país.
De 2010 a 2013 – último dado disponível para consulta –, a indústria capixaba cresceu 1,9 ponto percentual na participação do PIB, o quarto melhor resultado. No país, a contribuição da indústria para o PIB caiu 2,5 pontos percentuais, passando de 27,4% para 24,9%. O estudo da CNI aponta outros dados sobre o Espírito Santo: com preço médio de R$ 617,4 MWh, o Estado paga a segunda energia elétrica mais cara do país, valor 21,9% acima da média nacional. Segundo Guerra, é preciso diminuir os custos industriais.
“Mesmo sendo ponta de linha de transmissão e com alto custo de energia, nossa indústria é a mais relevante entre os Estados do país, considerando a participação no PIB. É preciso ampliar a competitividade dos diferentes setores que chegam ao Espírito Santo, diversificando nossa economia e gerando oportunidades para a população. Os novos investimentos no interior, somados à ampliação de plantas industriais já instaladas, deram fôlego à indústria capixaba mesmo diante de um cenário desafiador”, esclarece Guerra.
O perfil publicado pela CNI elenca os cincos setores com maior participação no PIB capixaba: extração de minerais metálicos (24%), extração de petróleo e gás natural (17,5%), construção (15,7%), metalurgia (6,6%), celulose e papel (6,1%). Outro dado mostra que, por ser voltada ao mercado internacional, a indústria capixaba foi a oitava maior exportadora do país, com US$ 4,2 milhões em 2015. Do total exportado pelo Estado, 43,3% vieram da indústria.
Perfil dos Estados
O estudo é apresentado por meio de uma ferramenta interativa que reúne informações atualizadas sobre o PIB, emprego e renda, arrecadação de impostos, exportações, tarifa de energia elétrica e educação nos estados brasileiros.
“A ferramenta mostra a diversidade da indústria brasileira na comparação entre os estados. Há diferenças significativas, tanto em termos da importância da indústria para a economia local e sua contribuição para o produto industrial brasileiro, quanto em termos do grau de diversificação da indústria e de seu desenvolvimento”, afirma o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.
Saiba mais
Acesse o site especial e confira todos os dados do estudo Perfil da Indústria nos Estados.
Por Rafael Porto
Infografia CNI