O vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, entregou nesta quarta-feira (22) uma Unidade Móvel de Soldagem para o município de São Gabriel da Palha. Na oportunidade, foi realizada a aula inaugural para os alunos inscritos e apresentados à população local os benefícios que os cursos do Senai trazem para alavancar o desenvolvimento regional.
Manoel Antonio Giacomin destacou a união entre a iniciativa privada e o poder público para fomentar o crescimento econômico dos municípios que compõem a Regional.
“Esta Unidade Móvel de Soldagem que o Sistema Findes trouxe para o município de São Gabriel da Palha mostra o esforço da Federação das Indústrias para efetivamente interiorizar e descentralizar suas ações por meio das Diretorias Regionais. O nosso objetivo e levar qualificação profissional de qualidade aonde o industrial está. E preparar a população para atender às futuras plantas industriais que se instalarão na região. Vamos trazer mais cursos para o município, como Oficina Mecânica de Automóveis e Marcenaria, por meio da Agência de Treinamento Municipal (ATM), que é uma importante parceria com a prefeitura de São Gabriel da Palha,” enfatizou o dirigente.
O prefeito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas, encaminhou a solicitação ao Sistema Findes por meio da Diretoria Regional de Colatina, que prontamente atendeu a demanda.
“Hoje, para nós da cidade de São Gabriel da Palha, é um momento histórico. Sentimo-nos realizados e contemplados por esta conquista. O nosso povo terá oportunidade de se profissionalizar sem ter que sair do município. É desta forma que melhoramos a qualidade de vida da população, trazendo conhecimento de qualidade para transformar o nosso amanhã, com mais expectativa de crescimento econômico e sustentável para todos os cidadãos”, comemorou o prefeito.
O gerente da Escola Móvel, Leonardo Leal, explicou aos presentes no evento que a Unidade Móvel de Soldagem tem capacidade para atender 24 alunos por turma em cursos de 240 horas\aula, ou seja, num período aproximado de três meses de aulas, nos turnos da tarde e noite.
“É uma alegria muito grande quando eu vejo a população do município interessada em fazer os cursos, valorizando a oportunidade que está tendo. Fico mais satisfeito ainda quando chego na cidade em que está a Unidade Móvel e vejo os ex-alunos trabalhando na indústria, sendo empreendedores e, acima de tudo, funcionários exemplares, na disciplina, na produtividade e no conhecimento. São esses três fatores que levam ao sucesso profissional de cada um”, motivou Leonardo.
O aluno Floriano dos Santos Alves, que trabalha como auxiliar de cozinha, se inscreveu no curso de soldagem com uma grande expectativa de mudança de vida. “Para mim, esta é a chance de aprender uma nova profissão. Gosto do meu trabalho, mas temos que pensar no futuro, e quero muito ser um bom soldador e trabalhar na indústria, ainda mais com o certificado do Senai. Acredito que as oportunidades serão muitas”.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, o vice-prefeito municipal, Valdecir Pinto Cezar, vereadores, secretários municipais, empresários e moradores da região.