Torneio Regional de Robótica FLL® acontece no Sesi Jardim da Penha

A etapa contará com 30 equipes, que disputarão três vagas para a etapa nacional, que acontece em março de 2017, em Brasília

Como melhorar a convivência entre seres humanos e animais no Planeta Terra, criando condições de vida mais sadias para ambos em seus respectivos habitats? Com essa temática, intitulada Animal Allies (aliados animais, em português), foi aberta a temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica First Lego League – FLL. Os torneios regionais acontecem em diversos Estados entre novembro de 2016 e março de 2017. O Sesi Jardim da Penha, em Vitória, sedia uma dessas etapas nos dias 02 e 03 de dezembro, com 30 equipes de escolas públicas e particulares do Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal disputando três vagas para a etapa nacional, que acontece no mês de março do ano que vem, em Brasília (DF).

O Sesi-ES estará representado por 22 equipes dentre as 30 participantes deste torneio, o que comprova o sucesso do investimento em Robótica nas escolas de sua rede de ensino. Vale destacar que, na etapa regional do ano passado, das sete vagas, cinco foram conquistadas por equipes do Sesi-ES. E não foi só isso. Uma das equipes classificadas para torneio nacional de 2015, The Walking Lego, do Sesi Jardim da Penha, conquistou o 2º lugar na categoria Programação, culminando com o convite para participar de uma das etapas mundiais, ocorrida na Austrália, onde ficaram entre os 15 primeiros colocados. Um feito inédito, pois pela primeira vez uma equipe do Sesi-ES foi convidada para uma etapa internacional.

“É muito importante para o Sesi-ES ter seus alunos participando de um evento como o Torneio Regional de Robótica FLL®, pois desperta nas crianças e nos jovens o interesse por áreas como Ciências, Física e Matemática, contribuindo para formar futuros cientistas e engenheiros”, destaca a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino. “Além disso, proporciona desde cedo o desenvolvimento de habilidades e atitudes que vão além do conhecimento teórico e acadêmico, que são extremamente importantes hoje para o mundo do trabalho”, completa.

Animal Allies

Na nova temporada do Torneio de Robótica FLL®, batizada de Animal Allies, pessoas e bichos devem se aliar na missão de fazer a vida melhor para todos. Os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras. O desafio lembra muito a rotina de profissionais como engenheiros ou cientistas de campo.

A cooperação pode aprimorar e facilitar o dia a dia dos dois lados. Para cuidar de problemas de saúde de animais em extinção, por exemplo, eles precisam ser transportados para laboratórios e recebem cuidados especiais. Os humanos também precisam da ajuda dos bichos. Para se alimentar, o homem desenvolveu tecnologia de automatização da ordenha de animais leiteiros. Outro grande exemplo é o uso de cães-guia por deficientes visuais.

Essas e tantas outras situações podem servir de base para as equipes desenvolverem projetos de pesquisa, com soluções inovadoras para problemas entre humanos e animais.

Já o desafio do robô apresenta missões que mostram como a tecnologia e a inovação permitiram que seres humanos e animais interajam e cooperem em benefício mútuo.

Torneio Regional de Robótica FLL®

Horário – das 9h às 17h30
Local – Sesi-ES Jardim da Penha

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados