A 30ª edição da feira Super Acaps Panshow começou na manhã dessa terça-feira, dia 20 de setembro, e segue até a quinta-feira, dia 22 de setembro, no Pavilhão de Carapina, Serra. Mais de 20 mil visitantes devem passar pelo evento, que reúne cerca de 200 expositores de todo Brasil, entre supermercadistas, panificadores, proprietários de restaurantes, bares e hotéis, entre outros.
Na abertura da feira o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, afirmou que apesar da crise enfrentada pelo setor de alimentos no Brasil e no Espírito Santo, ele acredita que esses desafios podem ser vencidos com planejamento e parcerias. “É crendo nisso que o Sistema Findes apoia a Acaps Panshow e investe também na qualificação do setor, com nossas unidades de panificação e frigorífica – e até o final do ano entregaremos uma unidade voltada para a cozinha capixaba”, disse.
Quem passar pelo estande do Sistema Findes poderá conhecer um pouco mais das oportunidades e benefícios fornecidos pelas entidades, com destaque para as unidades móveis do Sesi: Cozinha Brasil e Saúde Ocupacional; e do Senai: Panificação e Frigorífica.
Confira os serviços prestados por cada uma delas
A unidade móvel do Programa Cozinha Brasil oferece cursos ao trabalhador da indústria, seus dependentes e comunidade em diversas modalidades: educação alimentar, oficina prática, palestra e degustação de preparações saudáveis. O objetivo é difundir a prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo, com reaproveitamento dos alimentos e que respeita as diferenças regionais e das estações do ano. A parceria pode ser realizada com instituições religiosas, educacionais, associações de moradores, organizações não governamentais, sindicatos, empresas, indústrias, órgãos públicos entre outros.
A unidade de Saúde Ocupacional do Sesi-ES permite o atendimento em locais onde não há unidades fixas da instituição ou nos locais de trabalho dos industriários, facilitando o monitoramento da saúde dos trabalhadores. Durante a consulta é feito o diagnóstico e orientações para a prevenção de doenças do trabalho.
Já as unidades móveis do Senai-ES levam formação profissional onde não existem unidades fixas da entidade. A Unidade Móvel de Panificação é preparada com um ambiente climatizado e aparelhado com todos os equipamentos de uma panificadora e de uma confeitaria. Oferece cursos de Padeiro, Confeiteiro, Fabricação de Pizzas, Fabricação de Panetones. Atualmente está em Iúna, mas já atuou em vários municípios como Piúma, Presidente Kennedy, Santa Maria de Jetibá e Marataízes.
Com layout totalmente inédito, desenvolvido no Espírito Santo pela equipe do Senai, a Unidade Móvel Frigorífica É resultado de um investimento de R$ 2,5 milhões. Ela abriga um minifrigorífico que oferece cursos para as indústrias alimentícias que trabalham com corte de aves, bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Os cursos específicos para o setor são: Magarefe, Cortes Especiais para Bovinos, Cortes Especiais para Suínos, Cortes Especiais para Aves, Fabricação de Embutidos, Anatomia Bovina, Suína e de Aves, Fabricação de Nuggets e Fabricação de Hambúrgueres, entre outros.
Além do estande com o portfólio de serviços, o Sistema Findes também está com o Espaço Indústria Capixaba de Alimentos e Bebidas. Nove sindicatos que compõem a Câmara Setorial da Findes (Sincongel, Sindiplast-ES, Sincafé, Sindifrio, Sindipesca-ES, Sindilates, Sindimassas, Sindibebidas e Sindicacau) se reuniram para apresentar seus principais produtos fabricados no Estado. São 74 indústrias presentes, todas com oportunidades reais de gerar negócios.
Por Evelyn Trindade