Findes participa do “Sustentabilidade Capixaba”

Evento patrocinado pela Federação é o maior sobre mudanças climáticas do Espírito Santo e acontece na Praça do Papa, em Vitória

Começa nessa segunda-feira (26) o “Sustentabilidade Capixaba”, maior encontro do Estado sobre mudanças climáticas. Realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sindiprom-ES, o evento acontece na Praça do Papa, em Vitória, até o dia 28 de junho. A promoção é da GFC Eventos em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA). Inscrições podem ser feitas em sustentabilidadecapixaba.com.br.

E, em um assunto tão importante, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) se fará presente. A instituição também assina o nome do auditório principal do evento, “Auditório Findes”, onde ocorrerá as principais ações do Sustentabilidade.

O que é?

Em sua terceira edição e já integrado ao calendário estadual de eventos que priorizam ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente, o Sustentabilidade Capixaba terá três dias de amplos debates sobre um tema importante e urgente: as Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociedade. 

Conectar empresas públicas e privadas, entre outras organizações para o debate e a troca de conhecimento que levem a melhoria da qualidade de vida dos capixabas por meio de ações sustentáveis, é o principal objetivo do evento. Um exemplo da importância da promoção deste grande encontro está nos diversos “cases” e apresentações técnicas realizadas por empresas capixabas, que estão fazendo o seu dever de casa, mas não os conectam adequadamente a suas comunidades.  

Um time com mais de 45 especialistas de renome nacional e do cenário local já está confirmado,  com destaque para as participações de Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Diego Xavier, pesquisador da Fiocruz, Sérgio Xavier, CEO da Plataforma Circularis e articulador do Centro Brasil do Clima; Isis Akemi Marimoto Toschi Olivieira, coordenadora-geral de Política de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Carlos Alberto Mesquita, diretor de florestas e políticas públicas da BV-Rio;  Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; Jorge Pinheiro Machado, da Eletrobrás, entre outros.  

Abertura 

Lideranças do meio político, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, eleito presidente do Consórcio Brasil Verde, participa da cerimônia de abertura, prevista para as 9h. Ele compõe o painel “Ações de Governos Estaduais diante dos impactos das mudanças climáticas:  que está sendo feito e os próximos passos necessários” junto com os chefes dos executivos estaduais do Pará, Helder Barbalho; do Paraná, Ratinho Junior; e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Reidel, foram convidados e são esperados nesta terceira edição do evento. 

A programação completa do evento já está disponível no site, com os horários de cada palestra. Além dos painéis, o Sustentabilidade Capixaba contará com apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos. Ao final, as discussões e trabalhos apresentados se transformarão em um documento que norteará os capixabas na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no enfrentamento das mudanças climáticas e na elaboração da agenda do próximo grande encontro, a ser realizado no final do mês de junho de 2024. O evento tem o patrocínio de Vale, ArcelorMittal, Suzano, Prefeitura de Vitória, Findes, Cesan e CREA-ES. 

Segundo Paulo Renato Fonseca, um dos gestores do Sustentabilidade Capixaba, o evento será um grande encontro onde serão abordadas questões fundamentais para a definição de políticas públicas e privadas que ajudem na redução dos crescentes problemas causados pelas mudanças climáticas em todo o planeta.  

“A partir do diálogo e do intercâmbio de experiências entre especialistas, gestores públicos, empresários e a sociedade, vamos democratizar as discussões realizadas e os projetos apresentados, para a construção de um Espírito Santo cada vez mais sintonizado com as demandas ambientais globais. Vamos unir, empresas, instituições, sociedade, vamos ouvir e conhecer projetos uns dos outros e ao final, vamos fazer um pacto pelo clima, um pacto pela sustentabilidade capixaba”, afirma Fonseca. 

Atividades culturais e educativas 

O evento Sustentabilidade Capixaba vai contar com uma extensa programação cultural e educativa. Destaque para os ambientes de observação, onde os visitantes poderão conhecer as espécies de abelhas existentes no espaço Jardim de Mel. Outra novidade é a criação de um manguezal, com a presença de caranguejos, demonstrando a importância desse ecossistema costeiro. 

Também será possível visualizar uma onda gigante com lixos recolhidos da praia. Ainda área oceânica, o público vai conferir uma instalação de totens que vão reproduzir os sons produzidos pelas diferentes baleias que habitam o litoral do Espírito Santo. 

Serviço: 

Quando: 26 a 28 de junho de 2023 

Local: Praça do Papa – Vitória/ES 

Realização: Espírito Santo Convention & Visitors Bureau 

Correalização: Sindiprom-ES  

Promoção: GFC Eventos 

Parceria: Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico 

Entrada : franca 

Inscrições: sustentabilidadecapixaba.com.br

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados