Sistema Findes apresenta resultados a parlamentares da bancada federal capixaba

Parlamentares da bancada federal capixaba visitaram na manhã desta terça-feira (18) a unidade integrada Sesi/Senai Araçás e conheceram um pouco mais sobre a atuação do Sesi e do Senai no Espírito Santo. Os deputados federais Evair de Melo (PV), Lelo Coimbra (PMDB), e Jorge Silva (PHS) participaram de uma visita guiada que incluiu uma apresentação dos alunos do projeto Sesi Música Clássica na Escola e de diversos alunos do Senai-ES, que mostraram alguns dos projetos premiados que são desenvolvidos na instituição.

O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, destacou a importância das instituições de ensino para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. “”São mais de 11 mil alunos no Sesi e uma busca continua pela excelência. Implantamos de forma pioneira o ensino médio integrado à formação profissional, alinhado ao novo Ensino Médio, e queremos resultados cada vez melhores. Nossos próximos projetos envolvem aulas no formato Educação Maker, o ensino bilíngue e o uso de novas tecnologias em sala de aula”, explicou.

Anualmente cerca de 180 mil pessoas entre alunos do ensino básico e de todas as modalidades e educação profissionalizante passam pelo Sesi e pelo Senai no Espírito Santo. Castro lembrou que em um estado com 4 milhões de habitantes, o número é bastante expressivo. ““Hoje 66% das ações do Senai e 16% das ações do Sesi são voltadas para a gratuidade. Nós chegamos aos locais mais distantes e contribuímos para a interiorização do desenvolvimento”, declarou ainda.

O deputado federal Evair de Melo lembrou que o Sistema S trabalha de maneira muito eficiente com o conhecimento aplicado à prática. “Estamos numa discussão insana para retirar recursos do Sistema S e aplicá-los à segurança pública, mas a grande entrega do Sistema é justamente educar pessoas e tirá-las da criminalidade e formar empreendedores, não só empregados, mas empreendedores. Podem estar aqui os próximos gênios que vão descobrir a cura da AIDS, ou inventar máquinas que consumam menos energia. Vida longa ao Sistema S”, disse o parlamentar.

Já Jorge Silva lembrou que é preciso tirar o aspecto ideológico doa discussão e lembrou que o Sistema S oferece educação profissionalizante e o Brasil precisa exatamente disso para voltar a crescer. “ A saída desse país é por meio da educação e é importante a transparência que o Sistema Findes está dando aos investimentos feitos”, afirmou.

Lelo Coimbra também se pronunciou sobre os excelentes resultados do Sesi e do Senai e declarou que ficou impressionado com os resultados do Sesi no simulado do Ideb, em que a escola alcançou indicador de 8,2, resultado muito superior ao obtido pelo ensino público.

Sesi e Senai em Números

O superintendente do Sesi e diretor regional do Senai-ES, Mateus Freitas, apresentou alguns números das instituições no último dez anos. No Sesi foram 613.446 matrículas na educação básica e continuada; 917.512 atendimentos em Saúde e Segurança na Indústria e 633.544 expectadores nos espetáculos culturais.

Já no Senai foram 810.435 matrículas no ensino profissionalizante e 113.116 horas de atendimento às indústrias. O programa ES + Produtivo trouxe até 85% de aumento na produtividade nas indústrias participantes, além do retorno dos investimentos em até 15 dias.

 

Por Elaine Maximiniano

Veja a cobertura fotográfica completa aqui!

Verifique atualizações no Flickr

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados
26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES