Sindicatos Findes na TV: entrevista com a presidente do Simreciclo, Luiz Alberto Baptista

O trabalho realizado pelas indústrias e empresas de reciclagem do Espírito Santo foi destaque no programa Presença com Eustáquio Palhares, transmitido pela Rede TV ES.

Em entrevista, o presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem do Espírito Santo (Simreciclo), Luiz Alberto Baptista, explicou a origem da instituição e como funciona o setor. Como relembrou, o Sindicato iniciou dentro da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) inicialmente voltado para as indústrias de reciclagem. Hoje, essa atuação ficou mais ampla, após uma mudança no estatuto, abarcando todas as empresas da cadeia da reciclagem, seja serviço, comércio e, consequentemente, a indústria.

“Tem resíduos que ainda buscamos essa valorização. Mas o setor reciclador trabalha justamente na valorização do que já não tem mais utilidade para o consumidor. O objetivo é praticar a economia circular que vem da reciclagem. A reciclagem é matéria-prima básica para que a gente saia daquele ciclo linear e entre para o círculo da economia circular, por meio da logística reversa”, explicou.

Luiz Alberto destacou ainda que a reciclagem é uma responsabilidade de toda cadeia. “Todo mundo é responsável nisso. Se a gente seguir a política nacional de resíduos sólidos, a responsabilidade é compartilhada. Ela inicia com o fabricante, importador, mas também passa pelo comerciante e pelo usuário. Nós, como usuários, também temos responsabilidade nisso. Porque se a gente não separa, não promove a reciclagem dentro dos nossos lares e cobra do poder público isso, como a indústria da reciclagem vai reciclar e como o fabricante, o importador, vai conseguir valorizar essa matéria-prima e fazer a logística reversa?”, pontuou.

Atualmente, no Espírito Santo existem 78 indústrias de reciclagem, que são responsável por 1.025 postos de trabalho, segundo o Observatório Findes. A predominância é microempresas, seguida de pequenas e médias. O presidente do Simreciclo avaliou que, quanto mais industrializada essa empresa, maior é a necessidade de mão de obra qualificada, sobretudo naquelas que atuam em todo o processo de reciclagem, desde a coleta até a transformação em um novo produto.

Confira a entrevista completa:

Por Fiorella Gomes

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES 
Fiorella Gomes – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Anderson Barollo – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

10 de outubro de 2025
PIM-PF: Produção industrial do ES cresce 15,3% em agosto e tem a maior alta do país
10 de outubro de 2025
SENAI ES e ES Gás inauguram Centro de Formação de Profissionais Gasistas do Espírito Santo
8 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Desconto de prejuízos na rescisão contratual: Possibilidades e limites legais