O programa é um dos exemplos bem-sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens
Com uma cerimônia marcada pela emoção, discursos inspirados, alegria e choro, o Serviço Social da Indústria No Espírito Santo (Sesi-ES) realizou a formatura de 35 jovens que participaram do Programa ViraVida. A solenidade, realizada no último sábado, dia 11 de junho, no Teatro da entidade, contou com a presença de familiares, filhos e amigos dos concluintes. Bastante emocionados, os formandos do programa ViraVida demonstraram muita alegria e descontração durante todo o evento.
A gerente executiva de Negócios e Operações do Sesi, Yvanna Pimentel, exaltou a determinação dos 35 jovens que concluíram o curso. “Vocês aceitaram o desafio e por isso já são vencedores. Terão mais uma oportunidade de recomeçar, de evoluir”, ressaltou.
Jéssica Gomes de Almeida, 18 anos, uma das oradoras da noite, disse que o programa proporcionou uma virada completa em sua vida. “Descobri minhas potencialidades, aprendi a me comunicar, a entender minhas próprias emoções”, conta. Jéssica agora sonha em concluir o Ensino Médio e cursar Psicologia.
Também oradora de uma das turmas, Milena Silva Pinto, 16 anos, foi categórica ao afirmar as transformações ocasionadas pelo ViraVida. “Foi um verdadeiro ‘up’ na minha vida. Aprendi que nem tudo o que queremos vai acontecer, que preciso tomar decisões, dar valor às coisas simples”, disse.
A gerente do Sesi-ES Centro, Lilian Jeveaux, também parabenizou os formandos. “Vocês se dedicaram e agora experimentam essa evolução. O que eu posso dizer: não parem por aqui! Continuem a buscar, a estudar mais”, disse.
Marcelo Lucio de Souza, 17 anos, conta que um dos motivos para fazer parte do ViraVida foi a dificuldade de comunicação com o pai, agora atenuada por meio dos ensinamentos que recebeu. “Eu não conversava com meu pai há muito tempo, agora estamos nos falando. Aprendi a escutar, a lidar com a minha emoção. Mudei meus hábitos completamente”, afirma.
A cerimônia também contou com a participação dos músicos da Camerata Sesi, apresentação de um grupo de rap e diversas homenagens feitas pelos alunos. O ViraVida é um dos exemplos bem-sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, apoia meninos e meninas, com idade entre 15 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade.
Por Evelyn Trindade