Na Olimpíada Senai de Ocupações os alunos reproduzem o ambiente industrial
A largada para a Olimpíada Senai de Ocupações – Mec Show 2016 foi dada nessa terça-feira, dia 26 de julho. A cerimônia de abertura reuniu competidores, docentes e gerentes do Senai-ES. O visitante que passar pela feira terá a oportunidade de ver, na prática, como o Senai reproduz o ambiente industrial em sala de aula. O evento contará com a demonstração de sete ocupações, sendo três em regime de competição.
A gerente da Divisão de Educação Profissional, Zilka Teixeira, parabenizou todos os participantes e lembrou que a ação reflete a metodologia de ensino da instituição. “Aprender a fazer fazendo é a metodologia de ensino adotada e aprimorada pelo Senai-ES desde a sua criação. Estamos aqui para demonstrar essa vocação na prática”, declarou ela, na ocasião.
O gerente executivo de Educação e Tecnologia do Senai-ES, João Marcos Del Puppo, representou o diretor regional do Senai, Luis Carlos Vieira, e agradeceu a todo o corpo técnico da instituição. “Quero agradecer a todos que trabalharam para a realização dessa competição. Todos aqui colocaram a alma, tenho certeza de que vamos mostrar o que o Senai faz de melhor”, afirmou.
O gerente do Senai Vitória, Ewandro Petrocchi, representou todos os gerentes da instituição e falou diretamente aos alunos. “Quero dizer que estamos torcendo muito para que os melhores se sobressaiam. Vocês não estão aqui por acaso”.
O aluno do Senai Linhares, Igor Marsalia, de 19 anos, treina há dois meses para competir na ocupação Tornearia Mecânica e conseguiu liberação da empresa onde trabalha para participar da Olimpíada. “Creio que tenho condições de me sair bem, pelo nível de conhecimento que tenho. Só preciso administrar o nervosismo e a ansiedade, mas estou muito confiante até mesmo pelo reconhecimento do meu chefe, que me liberou”. A capacidade do aluno, que fez o curso de Ferramentaria no Senai, é atestada pelo docente de Mecânica Benilton dos Anjos. “Ele está muito bem preparado, foi um aluno excelente e saiu do Senai direto para o mercado de trabalho”, revelou.
Na programação da Olimpíada constam competição e demonstração, com as seguintes modalidades: Tornearia Mecânica, Mecânica de Manutenção e Soldagem, Tornearia CNC, Fresagem CNC, Automação e Controle e Soluções de Informática para Negócios. Para esta edição da feira, participam alunos do Senai-ES dos municípios de Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Vila Velha, Aracruz e Unidade de Ações Móveis.
Por Evelyn Trindade