O Senai-ES vai investir R$ 1,2 milhões em equipamentos para o primeiro Laboratório de Tecnologia Cerâmica (Teccer) do Estado, que realizará análises e prestará outros serviços tecnológicos para o ramo ceramista no Espírito Santo. O Acordo de Cooperação entre Senai-ES, Ifes e Sindicer-ES para a construção do laboratório foi assinado na última quinta-feira (27) durante a Reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
A parceria prevê a construção das instalações físicas laboratoriais e doação dos equipamentos eletrônico-analíticos, móveis e acessórios. O laboratório servirá para o desenvolvimento de estudos físicos e químicos de cerâmicas.
Pelo acordo, o Campus Santa Teresa do Ifes cederá o terreno e cuidará da manutenção do Teccer, garantindo o custeio administrativo e a gestão técnica. Para isso, disponibilizará seu corpo de mestres e doutores, além de organizar a participação dos alunos nas pesquisas e análises realizadas.
Já o Senai-ES investirá na compra de equipamentos e instrumentos mecânicos, eletroanalíticos e metrológicos. Também equipará o laboratório com mobiliário, softwares, EPI’s, normas e insumos iniciais. O Sindicer-ES construirá o laboratório e garantirá pessoal e insumos, além de cuidar da gestão administrativa. A previsão é que a obra seja entregue em março de 2016.