O Senai-ES está entre as oito equipes de todo país selecionadas para a etapa final do 1º Desafio de Projetos Integradores, que acontecerá dia 15 de setembro, em Brasília. A equipe de Aracruz que representava o Estado respondendo ao desafio “Como ampliar e facilitar a utilização de energias renováveis em residências e/ou empresas?” divide a vaga com outra equipe. Ao todo, são quatro desafios e duas equipes selecionadas para cada um deles.
A equipe que merece aplausos é a “Smart Cover Generator” (Cobertura Geratriz Inteligente), do Senai Aracruz, formada pelos alunos Danielle Manera Salvador, Darkson Humberto Oliveira Ribeiro, Eliena Perini Cazzoto, Matheus Inácio Silva Mol e seus orientadores Tiago da Macena e Patrick Cunha Peluchi.
O “Desafio” é uma iniciativa do Senai Nacional e envolveu centenas de professores e alunos de todos os estados, trabalhando na resolução de desafios reais da indústria brasileira e ao mesmo tempo, desenvolvendo competências de inovação e empreendedorismo. No mesmo dia 15, saberemos se Aracruz ficou em 1º ou 2º lugar na solução do desafio apontado.
O desafio e a solução apontada
Desafio II – Como ampliar e facilitar a utilização de energias renováveis em residências e/ou empresas?
Representante: Smart Cover Generator (Unidade Senai Aracruz)
Pensando na utilização de energias renováveis, principalmente a energia solar e por vibração, este projeto utilizará uma tecnologia nova em estudo no Brasil. Trata-se de um filme plástico, que desempenha um papel de célula fotovoltaica orgânica a base de polímero, capaz de integrar à telha, proporcionando a geração de energia elétrica, advindo dos raios solares. Já no caso das vibrações, serão utilizados materiais agregados à telha que, ao serem submetidos a um estresse mecânico como, ventos, ruídos, chuvas, entre outros, serão capazes de converter esses estímulos em energia elétrica.