Findes vai certificar indústrias com selo internacional de origem

A Findes quer estimular a competitividade e ampliar a participação das empresas locais no mercado global

Empresas capixabas vão poder solicitar e receber o selo internacional de origem da Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) em até 24 horas. Com ele, os negócios do Espírito Santo contarão com a rede de apoio da Cadeia Internacional de Acreditação para o comércio exterior, ganhando, assim, mais credibilidade, competitividade e espaço no mercado global. Até o momento, 60 empresas já conseguiram adesão.

O Certificado de Origem Digital (COD) não preferencial é utilizado para confirmar a nacionalidade de um produto, garantindo sua origem, ou seja, certificando que o produto não é fruto de pirataria. Tendo como foco a comercialização com países que não têm acordo comercial com o Brasil, ele é recomendado para empresas que exportam ou pretendem exportar.

Além disso, o COD é solicitado por muitos importadores ao redor do mundo como uma garantia de qualidade do que está sendo negociado.

Neste mês, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) foi reconhecida com o selo de qualidade da ICC, tornando-se apta a emitir o DOC não preferencial com validade internacional. Em âmbito nacional, o Brasil foi o 31º país a receber a chancela da Câmara de Comércio Internacional.

“A Findes é a única entidade do Estado habilitada a emitir esse certificado. Hoje o selo é emitido por outras 23 federações de indústrias, ligadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI), as únicas do Brasil que têm o reconhecimento”, explica a presidente da Findes, Cris Samorini.

Na Findes, a emissão do COD não preferencial é feita por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). Para ter o selo, é preciso que a empresa emita o documento na Findes e exporte ou planeje exportar.

“O pedido é simples, basta entrar em contato com o CIN, por meio do e-mail [email protected] ou do telefone (27) 3334-5673, e, em até 24 horas, a certificação será emitida”, comenta o coordenador da área de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Gustavo Nunes.

Para que serve o Certificado de Origem Digital (COD)?

Entenda em quais situações o Certificado de Origem pode ser usado e quais as diferenças entre o COD preferencial e o não preferencial.

Por Siumara Gonçalves, com informações da CNI

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES 

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280 
E-mail: [email protected]     

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected]

Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9617-6340 
E-mail: [email protected]     

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS
2 de outubro de 2024
Sesi ES oferece mais de 300 vagas gratuitas para Nova EJA, com certificação profissional
2 de outubro de 2024
Sesi Campo Grande se destaca em concurso nacional da Microsoft com aplicativo de gestão escolar inovador