O torneio, que conta com 22 jovens de diversas partes do país, selecionará os participantes para a maior competição de educação profissional do mundo
Acontece até a próxima sexta-feira (12), no Senai-ES Vila Velha, no bairro Araçás, a seletiva nacional, na ocupação Robótica Móvel, para a 44ª WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, a ser realizada em outubro de 2017, nos Emirados Árabes Unidos. São 22 jovens de diferentes partes do país que são desafiados, desde a última segunda-feira (08), a executar tarefas do dia a dia do trabalho, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Aqueles que conseguirem os melhores desempenhos irão para a fase de preparação do torneio internacional.
“É muito importante lembrar que este torneio é fruto de investimento da indústria brasileira no futuro do setor, sempre buscando a inovação e a excelência técnica de seus profissionais. Isso resulta no aumento da competitividade de nossas empresas e na consequente geração de emprego e renda para o país”, disse o presidente emérito do Sistema Findes, Helcio Rezende Dias, durante a abertura oficial do torneio, ocorrida na segunda-feira (08).
“Os competidores estão na ocupação de Robótica Móvel. É uma aplicação muito importante na indústria, presente em inúmeros segmentos, como metalmecânico, moveleiro e alimentos”, explica a gerente de Educação Profissional do Senai-ES, Zilka Teixeira. “As provas incluem a montagem e a programação do robô. Além disso, os alunos também são avaliados pelo trabalho em equipe, e não somente por suas habilidades técnicas”, completa Zilka.
Essa é a primeira vez que os competidores são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo Senai. O novo formato de seletivas tem o objetivo de aumentar a visitação aos locais das provas e apresentar os cursos do Senai para um maior número de pessoas, e também as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. Os classificados nesta seletiva serão conhecidos na próxima sexta-feira (12).
Por Fabio Martins