Regional Sudoeste Serrana vai atuar para melhorar o ambiente de negócios de 13 municípios

Prefeitos e representantes das prefeituras da Regional Sudoeste Serrana da Findes recebendo a Agenda Propositiva (24/10/2023) | Foto: Ernesto Bassini/Findes

A ação será realizada com o auxílio da Agenda Propositiva da Findes 

Com mais de 600 indústrias gerando cerca de 5 mil empregos formais, a Regional Sudoeste Serrana – que compreende 13 municípios – concentra na fabricação de produtos alimentícios a atividade industrial que mais emprega. Na sequência, estão os setores de obras de infraestrutura e fabricação de produtos de madeira.  

Para contribuir e ampliar a base industrial na região, fortalecendo as suas principais cadeias produtivas, os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Itarana, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá contam agora com a Agenda Propositiva da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), entregue à Regional nesta terça-feira (24). 

A Agenda Propositiva visa indicar ações de cooperação e planejamento que auxiliem os municípios a se tornarem regiões mais atraentes para novos investimentos. O documento, desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) da Federação, atua para melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação, a qualificação de mão de obra e o empreendedorismo que consequentemente contribuem para a melhoria do ambiente de negócios.  

A cerimônia de entrega da agenda aconteceu em Venda Nova do Imigrante. O presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, foi quem entregou o documento a alguns prefeitos e representantes dos municípios que compõem a Regional.  

Em sua fala, Luiz destacou que a Findes pode colaborar para qualificar os municípios a receberem novas indústrias e, assim, ampliar o nível de negócios, receitas e empregos.    

Presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo

“A nossa Agenda Propositiva dá suporte para que os entes públicos atuem de forma antecipada na melhoria do ambiente de negócios. Isso oferece maior celeridade em seus processos administrativos, além de criar o ambiente adequado para que os investimentos privados em seus municípios sejam ampliados”.   

Setores como agroindústria, madeireiro, de extração e beneficiamento de minerais, construção civil e reparação automotiva que, atualmente, dão sustentabilidade à base industrial da região, podem ser ampliados com as informações que a Agenda apresenta.  

Para a diretora da Regional, Cristiani Falqueto Minet, a construção da Agenda proporcionou uma consciência sobre os principais desafios e as possíveis soluções que os 13 municípios possuem de agora em diante.  

Diretora da Regional Sudoeste Serrana, Cristiani Falqueto Minet

“Passamos a compreender melhor os problemas e as dificuldades que os gestores públicos e suas equipes lidam diariamente. Dessa forma, compete a nós, da iniciativa privada, dar contribuições, apontando os gargalos e possíveis alternativas que possam gerar melhorias no ambiente de negócios.” 

 

 

Também participaram do evento, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Fábio Dias; o diretor adjunto da Regional Sudoeste Serrana, Romeu Luiz Stein; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes.     

Da esquerda para direita na foto: Luiz Carlos Azevedo (Findes), Paulo Minet (prefeito de Venda Nova do Imigrante), Cristiani Falqueto Minet (diretora Regional Sudoeste Serrana), Fábio Dias (Findes), Tarcisio Bottacin (vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante)

A Agenda Propositiva da Regional Sudoeste Serrana apresenta 20 dimensões de atuação para atingir os objetivos propostos no documento.  

Confira alguns pontos de melhoria:  

  • Desenvolver os setores que podem ser importantes para a retomada do crescimento econômico dos municípios da Regional; 
  • Identificar as demandas presentes e futuras de mão de obra qualificada para atender às necessidades das indústrias; 
  • Solucionar os gargalos de infraestrutura como melhorias das vias de acesso aos polos industriais, manutenção das estradas vicinais e estaduais, além de melhorias das condições de tráfego da BR-262; 
  • Definir e implementar políticas de apoio ao empreendedorismo; 
  • Estimular a transformação digital das Prefeituras; 
  • Implantar o Polo de Inovação e Tecnologia Sustentável; 
  • Atuar em políticas para atração de investimentos (governança, segurança da informação, austeridade fiscal, marco regulatório, ampliação da capacidade de investimentos e ambiente de negócios).  

 

Raio-x da Regional Sudoeste Serrana:       

  • Total de empresas: mais de 6 mil 
  • Município com mais empresas: Santa Maria de Jetibá com 1.128 
  • Geração de empregos formais: 44 mil 
  • Empresas da regional que fazem parte da indústria: 13,63% 
  • Total de indústrias: 613 
  • Geração de empregos formais: 5 mil  
  • Atividade com maior nº de empregos: fabricação de produtos alimentícios (1.822) 
  • Empresas por setor industrial: fabricação de produtos alimentícios (147), construção de edifícios (106) e fabricação de produtos de madeira (85) 
  • Salário médio: R$ 1.700,00

Confira o documento na íntegra:
Agenda Propositiva da Regional Sudoeste Serrana 

Agendas Propositivas já entregues:

 

Por Lorena Zanon

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270(clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]  

 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial