A ideia dessa primeira reunião é estabelecer iniciativas que promovam o crescimento do Espírito Santo
Os prefeitos eleitos e reeleitos dos nove municípios da região noroeste do Estado se reuniram nessa terça-feira, dia 06 de dezembro, na sede da Diretoria Regional da Findes em Colatina e Região, para discutir o futuro econômico e social de suas cidades, sob o ponto de vista da indústria. Coordenado pelo vice-presidente institucional, Manoel Antonio Giacomin, o encontro contou com representantes dos diferentes setores produtivos.
O prefeito reeleito de Baixo Guandu, Neto Barros, falou sobre as parcerias com o Sistema Findes
“O objetivo maior da nossa entidade é colaborar com o desenvolvimento econômico e social, trabalhando o conceito de regionalidade e união de forças. É tempo de agregar conhecimento e pensar em conjunto saídas para a crise que todos nós estamos enfrentando – tanto os municípios, quanto as indústrias. Este é o primeiro de muitos encontros institucionais em que vamos discutir a atração de mais investimentos, apresentar nossas potencialidades, nossos polos empresariais e a continuidade da qualificação de pessoas para conferir mais dignidade à nossa população”, enfatizou Manoel Giacomin.
O prefeito eleito de Colatina, Sérgio Meneguelli, apresentou os desafios da sua gestão e pediu o apoio da Federação das Indústrias para a questão do desemprego que atinge a cidade. “Preocupo-me muito com o desemprego. Nossas indústrias estavam em pleno crescimento, gerando emprego e renda para a população. Agora, encontro muitas pessoas implorando por uma oportunidade. Precisamos vencer esse problema, devolver a autoestima à população colatinense, e a Findes será uma parceira incondicional nesse processo”, disse.
Sérgio Meneguelli, prefeito eleito de Colatina, pediu apoio para acabar com o desemprego
Já o prefeito reeleito de Baixo Guandu, Neto Barros, destacou as parcerias com o Sistema Findes desde seu primeiro mandato e falou dos benefícios que o município recebeu por conta disso. “Posso dizer que nossa cidade era uma antes e outra depois da chegada da Findes na região. A Escola Móvel mudou a vida dos cidadãos. Qualificamos cerca de 1.500 pessoas e com isso conseguimos atrair uma grande indústria de confecções para nosso município. É disso que precisamos, de parcerias que tragam resultados positivos”, elogiou.
Lançamento da série “Caminhos para o Desenvolvimento Regional” atualizada
Na oportunidade, o vice-presidente institucional, Manoel Antonio Giacomin, apresentou aos conselheiros e prefeitos eleitos convidados o caderno “Caminhos para o Desenvolvimento Regional” atualizado com os dados socioeconômicos dos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério, que compõem a Diretoria da Findes em Colatina e região, e suas vocações industriais.
Os participantes da reunião receberam o exemplar da edição atualizada do caderno “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”
“Somos cerca de 274.246 habitantes em nossa região, temos 1.781 indústrias e geramos 21.087 empregos nesse setor. Se depender de nossa dedicação, vamos gerar ainda mais empregos e renda para os moradores de nossas cidades”, pontuou Giacomin.
Sobre o perfil da indústria na região, destacam-se os segmentos: minerais não-metálicos, telhas, lajotas, olaria, confecções, terminal intermodal, frigorífico bovino, madeira e móveis e produtos de metal.
Por Milan Salviato