O escritor e cientista político capixaba Bruno Garschagen, autor do livro “Pare de Acreditar no Governo – Porque os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado”, ministrou, no dia 29 de setembro, palestra para diretores, funcionários e executivos sede da Federação das Indústrias do Estados do Espírito Santo (Findes). O encontro, que debateu o intervencionismo estatal na história do Brasil, reuniu, também, lideranças empresariais e políticas do Estado.
Ao longo da palestra, o escritor destacou a relação direta entre o crescimento do estado e o aumento dos impostos. “Toda lei nova que surge, aumenta o tamanho do estado. E quanto maior o Governo, maior a conta que teremos de pagar. Os brasileiros precisam entender que o crescimento do intervencionismo está diretamente ligado ao aumento da carga tributária”, pontuou Garschagen, que enfatizou algumas contradições históricas do país.
“Em 2013, parte da população foi às ruas protestar contra o governo, mas pedia por mais Educação, mais Transporte, mais Saúde. Ou seja, pedia por mais estado. O Brasil padece de uma mentalidade estatista e uma cultura intervencionista, mas é preciso que o governo, antes de tudo, deixe de atrapalhar”, argumentou o escritor, falando também sobre burocracia e a necessidade de uma maior abertura comercial.
Antes de encerrar a palestra, Garschagen utilizou como exemplo o Bolsa Família para rebater a mentalidade dominante. “O Bolsa Família é uma prova de que o brasileiro é capaz de gerir seu próprio dinheiro e tomar decisões. O programa não cria uma agência para distribuir comida, ele entrega recursos na mão do cidadão, que escolhe onde vai gastar. É a não intervenção do estado no uso desse dinheiro que fez o programa dar certo”, compara.
O presidente da Findes em exercício, Gibson Reggiani, discursou no mesmo tom do autor capixaba. “O estado não pode fazer tudo ao mesmo tempo com qualidade. Não é viável que o governo queria substituir a sociedade e tente nos dizer o que dá certo ou errado. Não precisamos de uma instituição nos tutelando a todo o momento”, enfatizou Reggiani.
O livro
“Pare de Acreditar no Governo” se tornou um best-seller, chamou a atenção da imprensa brasileira e rendeu entrevistas nas páginas amarelas da revista Veja em julho de 2015 e no talkshow The Noite Com Danilo Gentili, do SBT. O autor é graduado em Direito, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade de Oxford, além de professor de Ciência Política.