O Senai Vila Velha vai receber, de 08 a 12 de agosto, as seletivas da WorldSkills na ocupação Robótica Móvel. Ao todo, são 22 competidores, divididos em duplas, que estarão em busca da medalha de ouro. Os jovens são alunos de instituições como Ifes e Senai, cursando engenharia ou técnico. O vencedor vai ficar mais próximo de representar o Brasil na WorldSkills, em outubro do ano que vem, nos Emirados Árabes Unidos.
Na programação, consta um dia inteiro de ambientação, quando eles reconhecem o posto de trabalho, parâmetros das máquinas e ferramentas utilizadas durante a competição. Na terça-feira (09), os competidores têm acesso ao corpo da prova e iniciam as tarefas, de dificuldade e padrão internacionais. Serão três dias de prova, sob pressão, calor e nervosismo, nos quais eles terão que desenvolver robôs para o desafio proposto. No dia 12 acontecerá o encerramento do evento e a entrega da premiação.
Robótica Móvel
A Robótica Móvel busca, por meio da criação de robôs, soluções para a área industrial. Atuando em setores como manufatura, agricultura, indústria aeroespacial, mineração e medicina, a importância de máquinas que possam substituir o trabalho humano é inquestionável e imprescindível para o progresso da economia e da sociedade.
O papel do engenheiro/técnico de robótica começa com foco em um problema de negócio específico, em um determinado setor. Trabalhando em escritórios, fábricas ou laboratórios, ele cria, mantém, desenvolve novas aplicações e realiza pesquisas para expandir o potencial dos robôs.
Utilizando a lógica, microprocessadores e programação de computadores, o robô deve estar preparado para as especificações do ambiente de trabalho. Os estudantes também são responsáveis pelo projeto econômico, que consiste em cálculos de preço, de custo e de qualidade.
Por Evelyn Trindade