Projetos inovadores marcam presença no Torneio de Robótica em Vitória

A seletiva regional do Torneio de Robótica First Lego League, que classificará três equipes para a etapa nacional em Brasília (DF), será realizada sexta-feira (02) e sábado (03), no Sesi de Jardim da Penha

Está tudo pronto para o Torneio Regional de Robótica First Lego League – FLL, que acontecerá nos próximos dias 02 (sexta-feira) e 03 (sábado), na quadra poliesportiva do Sesi Jardim da Penha (Vitória), das 9h às 17h30, com entrada gratuita e aberta ao público em geral. O desafio proposto para a temporada 2016/2017 se chama Animal Allies, com os participantes desenvolvendo projetos de pesquisa que busquem melhorar a convivência entre seres humanos e animais, criando condições de vida mais sadias para ambos. Haverá também disputas na mesa de robô, programação de robô e em outras categorias específicas do torneio.

Na seletiva capixaba, 30 equipes formadas por estudantes de escolas públicas e particulares do Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal concorrerão a três vagas para a etapa nacional, que será realizada em Brasília (DF), em março de 2017. Os projetos que serão apresentados nos estandes de cada equipe no Torneio prometem chamar a atenção pela inovação, muitas vezes com ideias simples e fáceis de serem aplicadas no dia a dia.

“O ensino tradicional ganha muito com a inclusão de disciplinas que são transversais, como a Robótica”, afirma o superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira. “A robótica permite que o aluno coloque em prática aquilo que é aprendido em sala de aula. Não só isso. Serve como fator de motivação para o aluno querer aprender mais e fazer novas descobertas, aperfeiçoando o ensino tradicional e, inclusive, abrindo a sua mente para questões ligadas à inovação tecnológica. No caso do Torneio FLL, o envolvimento com a robótica faz o estudante pensar de maneira mais ampla sobre o mundo que o cerca, pois os desafios propostos a cada temporada buscam por soluções de problemas que fazem parte do nosso dia a dia, tanto nas relações humanas quanto na preservação da natureza”, completa o executivo.

Os projetos

Os projetos de pesquisa desenvolvidos para o torneio devem propor soluções para problemas identificados dentro do tema desta temporada, as quais podem ser apresentadas de diversas maneiras — de maquetes a aplicativos para smartphones.

Um dos projetos em destaque na seletiva de Vitória vem da equipe CyberTech do Sesi Aracruz e tem foco na questão do abandono de animais. A solução proposta pelos estudantes é criar uma instituição que promova a socialização mútua entre animais abandonados e crianças com autismo, hiperatividade ou déficit de atenção. Com isso, consegue-se um lar para os bichinhos, que ainda ajudarão as crianças com essas deficiências.

Já a equipe Robochequer, da Escola Municipal Deputado Mikeil Chequer, de Vila Velha, preocupou-se em evitar o atropelamento de animais nas ruas, avenidas e rodovias brasileiras. Todo mundo se comove quando se depara com um animal atropelado, principalmente os animais silvestres. Pensando em reduzir ao máximo esse tipo de ocorrência, os estudantes propõem a criação de um aplicativo para smartphones e tablets que, a princípio, monitoraria essas ocorrências, no intuito de fornecer dados para que as autoridades criassem soluções mais rápidas e eficazes para evitar o atropelamento de animais nas vias públicas.

Outro projeto bem interessante é o da equipe The Kings, do Sesi Linhares. Os alunos atentaram para um problema específico de sua região: evitar a extinção dos macacos muriqui-do-norte, cuja população decai assustadoramente a cada ano. A solução proposta é o reflorestamento das regiões desmatadas – que provoca a debandada dos macacos para fora de seu habitat natural, onde se tornam mais vulneráveis – por meio de drones, que também cumpririam a função de fiscalizar outros crimes ambientais, inclusive alcançando áreas de difícil acesso. É a utilização de uma tecnologia muito em voga para filmagens de esportes, direcionada a um propósito ambientalmente correto.

E quem diria que uma simples garrafa PET poderia mitigar os efeitos do derramamento de óleo na natureza? Pois os acidentes que podem ocorrer na exploração e transporte do petróleo, causando seríssimos danos ao meio ambiente, ganhou a atenção da equipe Sesi Gama, de Brasília (DF). Os jovens desenvolveram uma solução inovadora, intitulada MAR (Marine Animal Rescue), composta por uma garrafa PET triturada que absorve o óleo industrial que vazou para o mar, evitando a morte de animais marinhos e diminuindo os impactos ambientais, uma vez que o petróleo derramado prejudica também o ambiente aquático e as pessoas que vivem nas regiões litorâneas.

Estes são apenas quatro dos 30 projetos que serão apresentados no Torneio Regional de Robótica FLL no próximo final de semana no Sesi de Jardim da Penha. Outros projetos também abordam o uso aperfeiçoado de cães-guia; a conscientização dos donos de animais de estimação para com seus cuidados básicos; a redução de poluição sonora para golfinhos e baleias nos oceanos; a questão do abandono de animais domésticos; o problema dos pombos e outras aves nas proximidades de aeroportos sem que haja a eliminação desses animais; e muito mais.

Conheça o desafio da temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica FLL:

Torneio Regional de Robótica First Lego League
Data: 02 e 03 de dezembro – sexta e sábado
Horário: 9h às 17h30 (nos dois dias)
Local: Quadra Poliesportiva do Sesi de Jardim da Penha – Rua Tupinambás, 242 – Jardim da Penha – Vitória/ES
Entrada gratuita

Por Fabio Martins

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