25/05/2016 – Projeto Sesi-ES Música Clássica na Escola forma jovens músicos no Espírito Santo

São 215 crianças aprendendo a tocar violino, contrabaixo, viola e violoncelo em sete escolas do Sesi na Grande Vitória

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade, estando presente no cotidiano das pessoas. Contudo, tocar um instrumento musical ainda se configura como algo relativamente restrito, pelo menos no Brasil. Mas essa percepção está mudando, e o Sesi-ES tomou a iniciativa de incluir o ensino musical em suas escolas, como curso de extensão, sem qualquer custo a mais para os pais dos alunos. O Projeto Sesi Música Clássica na Escola, elaborado no ano passado e posto em prática inicialmente nas unidades do Sesi na Grande Vitória (Jardim da Penha, Maruípe, Porto de Santana, Araçás, Cobilândia, Campo Grande e Laranjeiras) desde o início do início do ano letivo de 2016, já está a pleno vapor, com aulas de violino, contrabaixo, viola e violoncelo para 215 crianças entre oito e 12 anos.

“O Projeto Sesi Música Clássica na Escola foi planejado com representantes das escolas da Rede Sesi de Ensino pensando na contribuição que traria para o processo de formação dos alunos”, explica a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino. “Comprovadamente, a música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções, e, quando realizada em grupo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da organização, do respeito ao outro e a si mesmo. Pensando assim, entendemos que a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para o aluno em geral é extremamente agradável. Por meio dela, ele aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades”, completa Josefina.

As raízes do Projeto Sesi Música Clássica na Escola, na verdade, surgiram há um bom tempo. “Sempre tive o sonho de retribuir ao Sesi por ter me iniciado na música clássica lá no início dos anos 90, numa ação ocorrida naquela época que abrangeu 40 crianças – e eu era uma delas, tendo contato pela primeira vez com o violino. A motivação, é claro, era também para enriquecer essas crianças como seres humanos por meio da música, da cultura, tal qual ocorreu comigo”, afirma o maestro Leonardo David, titular da Orquestra Camerata Sesi. “Acredito que a iniciativa tenha surgido no momento certo, com a Divisão de Educação Básica do Sesi-ES empenhada em ampliar o acesso à música em suas escolas, e os resultados já podem ser comemorados”, ressalta Leonardo David.

As inscrições ocorreram em novembro do ano passado, durante o período de matrícula e rematrícula dos alunos do Sesi na Grande Vitória. Segundo explica Leonardo David, o processo seletivo foi o mais democrático possível. “Primeiramente, houve o cadastro por interesse. Alunos que já tocassem algum instrumento teriam mais facilidade na seleção, mas abrimos para quem quisesse começar do zero mesmo. A procura foi ótima, e hoje temos essas turmas lindas acontecendo nessas sete unidades”, comemora.

O curso, como já foi citado, é gratuito, e ocorre no contraturno dos alunos, em aulas à tarde. Os instrumentos são fornecidos pelo Sesi-ES, e os instrutores são os músicos da Orquestra Camerata Sesi. A duração do curso é correspondente à faixa etária atendida (oito a 12 anos). Novas turmas devem ser criadas em 2017 e a intenção é estender também, em médio prazo, o projeto para as escolas do Sesi no interior do Estado. “Ainda não podemos fornecer uma data, mas a intenção é que, a partir desse projeto-piloto que implementamos em 2016, possamos viabilizar tecnicamente o Sesi Música Clássica nas Escolas nas unidades do interior. A julgar pelo sucesso de agora, não deve demorar”, afirma Leonardo David.

Como parte das atividades do projeto, estão previstas apresentações dos alunos ao final de cada semestre. Porém, há planos mais ambiciosos nesse sentido. “A longo prazo, daqui a cinco ou seis anos, quando essas crianças já estiverem desenvoltas em seus instrumentos, a intenção é que seja formada uma orquestra sinfônica infanto-juvenil do Sesi-ES. Isso seria a coroação de um projeto que pode ser considerado já uma referência para o Brasil. E temos a certeza de que conseguiremos realizar mais esse sonho”, finaliza o maestro Leonardo David.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

11 de outubro de 2024
Evento na Findes aproxima empresas capixabas da ES Gás e Grupo Energisa
8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS