Primeira reunião do Conselho de Infraestrutura debate temas prioritários para a indústria

O Conselho Temático de Infraestrutura da Findes se reuniu pela primeira vez na atual gestão, nesta segunda-feira (03), para analisar alguns temas relevantes para o setor, no Espírito Santo. Entre os assuntos em pauta, estavam o novo porto da Imetame, em Aracruz, que deve ficar pronto nos próximos 3 anos, o Porto Central, em Presidente Kennedy, em fase de viabilização, e a necessidade do contorno da Serra do Tigre, da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), em Minas Gerais.

Participaram do encontro a presidente da Findes, Cris Samorini, o novo presidente do Coinfra, Gustavo Barbosa, o consultor de Conselhos Temáticos, Luís Montenegro, o executivo do Coinfra, Romeu Rodrigues, e o assessor da Presidência Fábio Ruschi.

O trecho da FCA que atravessa a Serra do Tigre é um dos assuntos que vem sendo debatido no Coinfra. Esse trecho apresenta traçado sinuoso e inclinado, com sérias restrições operacionais. O que o Coinfra propõe é a implantação de novo trecho ferroviário – o Contorno da Serra do Tigre – com extensão estimada de 450 km entre Patrocínio (MG) e Sete Lagoas (MG).

O novo trecho, com redução da inclinação das rampas e ampliação dos raios de curvatura, possibilitaria aumento da velocidade média no trecho, de 16 km/h para 60 km/h. O contorno permitiria a ampliação da capacidade de transporte do Corredor Centro-Leste em cerca de 11 milhões de toneladas anuais e a redução da distância de transporte entre o Triângulo Mineiro e os portos do Espírito Santo em aproximadamente 120 km.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
8 de maio de 2024
Informe Estratégico – Cancelada cláusula coletiva com piso salarial diferenciado para contrato de experiência