O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, recebeu o troféu de “Líder do Ano” na última quinta-feira, 21 de agosto, durante cerimônia do Prêmio Líder Empresarial 2014, promovido pela Rede Vitória, evento que teve a participação de premiação líderes políticos e empresariais do Estado, além de dirigentes do Sistema Findes.
O industrial de Colatina, recém-empossado na presidência da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) para a gestão 2014-2017, venceu com 33,49% dos votos na principal categoria do prêmio.
Em seu agradecimento, Guerra destacou o modelo inovador de gestão implantado na Federação das Indústrias e a força do trabalha conjunto. “Devo lembrar também que, se conseguimos fazer um bom trabalho e exercer uma boa liderança, é porque muitos amigos deram sua contribuição voluntária, ajudando a construir ações em favor do crescimento do nosso Estado. Iniciamos um processo de interiorização no Sistema Findes, buscando ampliar a participação dos industriais de todas as regiões do Espírito Santo e ouvir as demandas de cada setor. Nossos resultados são fruto da colaboração de todos”, argumentou.
Além do presidente, outros industriais ligados à Findes venceram o prêmio em diferentes categorias. Leonardo Souza Rogerio de Castro, que concorria ao título de “Líder Revelação”, foi eleito com 40,65% dos votos. Luiz Rigoni venceu na categoria “Líder em Indústria Moveleira”, que também tinha Paulo Joaquim Nascimento como concorrente, e José Carnieli foi escolhido “Líder em Indústria de Laticínios”.
Indicado pelo segundo ano consecutivo, Marcos Guerra conquistou o prêmio de “Líder do Ano” em votação aberta ao público no portal Folha Vitória entre os meses de maio e julho deste ano. O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, ficou em segundo lugar, com 25,94% dos votos, seguido por José Braz Neto, do Grupo Líder (20,99%), e José Lino Sepulcri, da Fecomércio (19,58%).
Currículo
Marcos Guerra iniciou sua vida empresarial aos 19 anos, no setor de vestuário. Industrial há mais de 30 anos, Guerra é casado, pai de dois filhos e morador de Colatina, região noroeste do Espírito Santo. É também diretor-presidente do Grupo Guermar e representante de várias entidades do segmento do vestuário no Brasil.
Foi fundador e presidente por três mandatos do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina (Sinvesco). Foi também conselheiro da Findes por este mesmo sindicato. Possui 28 anos de dedicação ao associativismo e mais de 25 anos de envolvimento com a Findes, onde hoje ocupa o posto de presidente. Neste ano, foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.