A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes – sediou dois importantes eventos relacionados à indústria e o meio ambiente. No dia 25 de fevereiro, foi promovido o “Workshop de Licenciamento Ambiental para Empresas de Micro e Pequeno Portes”, em que foram apresentadas propostas de outras federações de indústrias (BA, PR e SC) para a questão. No dia seguinte (26), foi realizada a reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI – Coema – Regional Sul-Sudeste.
O workshop foi o pontapé inicial da Findes, por meio de seu Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, para desenvolver, em 2014, uma linha de ação junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama – voltada especificamente ao trato dos temas ambientais das empresas de micro e pequeno portes, particularmente os aspectos relacionados ao processo de licenciamento. Além disso, foram apresentadas as iniciativas adotadas pelas federações das indústrias dos Estados de Santa Catarina, do Paraná e da Bahia no âmbito das micro e pequenas indústrias.
“O meio ambiente é um dos pontos estratégicos abordados em nossos direcionadores de gestão. Temos um grupo muito qualificado de técnicos, que atua nas discussões entre o governo do Estado e as indústrias. Temos muitos desafios a superar, precisamos investir na informatização dos licenciamentos ambientais, por exemplo, mas acreditamos que podemos dar muitas contribuições para que tais mudanças aconteçam”, enfatizou o presidente da Findes, Marcos Guerra, em sua fala de abertura da reunião do Coema Regional Sul-Sudeste, realizada no dia seguinte ao workshop, e que contou também com as presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Minas Gerais, Olavo Machado Junior.
Faça o download das apresentações realizadas no workshop de Licenciamento Ambiental para Empresas de Micro e Pequeno Portes:
Faça o Download das apresentações realizadas na Reunião Coema Regional Sul-Sudeste: