O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta terça-feira (30) da reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Na ocasião, ele abordou temas que têm sido acompanhados de perto pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), como a redução do IPI e a retomada da competitividade da indústria.
O ministro prometeu buscar uma saída para o imbróglio envolvendo a redução do imposto e se comprometeu a fortalecer a indústria nacional. Para ele, o IPI é uma espécie de imposto da desindustrialização, que atrapalha o crescimento das empresas e o desenvolvimento do país.
Em sua fala, Guedes disse estar convencido que o Brasil está diante de uma janela importante para a reindustrialização. Tanto a pandemia da Covid-19 quanto a guerra da Rússia e da Ucrânia têm evidenciado as mudanças no processo de globalização e impõem uma nova dinâmica nas relações produtivas e comerciais, que, se bem aproveitadas, podem impulsionar o segmento industrial.
O ministro também se mostrou muito aderente a outras pautas que fazem parte das prioridades da Findes como: a melhoria da infraestrutura, o estímulo a concessões e privatizações, a reforma tributária, o fortalecimento do uso de fontes de energia renováveis, além de avanços no ambiente de negócios.
Guedes apresentou ainda alguns números relacionados ao mercado de trabalho e afirmou que o Brasil, desde agosto de 2020, gerou mais empregos que os Estados Unidos. Foram criados 15,7 milhões de empregos formais e informais, enquanto os EUA criaram 12,9 milhões. Também disse na reunião da CNI que acredita que a taxa de juros no Brasil atingiu o teto e que a tendência é de redução daqui para frente.
Por Beatriz Seixas
RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES
Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]
Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected]
Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9617-6340
E-mail: [email protected]