Palestra de Lilian Pacce marca abertura do Vitória Moda

A abertura oficial do Vitória Moda foi realizada nesta segunda-feira (10), no Teatro do Sesi, e contou com a presença da jornalista Lilian Pacce, considerada a melhor jornalista de moda do Brasil. A palestra teve como tema “Os ícones do jeans e sua influência na moda contemporânea”.

Autoridade em moda e estilo, Lilian está entre os 500 profissionais de moda mais importantes do mundo, segundo o “Business of Fashion”. Ela é apresentadora e editora-chefe do GNT Fashion desde 2000 e participa da cobertura dos desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova Iorque desde 1987. Além disso, é autora dos livros “Pelo mundo da moda”, “Ecobags – moda e meio ambiente’ e ‘Herchcovithc; Alexandre’ e já recebeu duas vezes o prêmio de melhor jornalista de moda do país, pelo Phytoervas Fashion (1998) e pela ABIT Fashion Brasil (2000).

Durante sua palestra, Lilian Pacce mostrou todas as formas como o jeans é abordado na moda mundial. Também mostrou como as celebridades são as grandes responsáveis por lançar tendências. A jornalista disse ainda que durante um bom período o jeans não figurou nas passarelas da alta costura, mas isso já começa a mudar. No entanto, Lilian destacou que poucos elementos resistiram tanto ao tempo mantendo sua relevância quanto o jeans.

A noite de abertura do Vitória Moda contou ainda com um show da Orquestra Camerata Sesi, acompanhada do músico Claudio Passamani, que apresentaram um repertório de clássicos do rock. O diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, ressaltou a importância do evento e as diversas mudanças enfrentadas nesses 10 anos “Foram crises e diversas situações externas. Desde a invasão dos produtos chineses, até a crise financeira enfrentada pelo Brasil, o setor do vestuário mostrou a sua força”, lembrou.

O presidente da Câmara Setorial do Vestuário da Findes, José Carlos Bergamin, destacou a participação das mulheres no comando das empresas do setor

O presidente da Câmara Setorial do Vestuário da Findes, José Carlos Bergamin, representou o presidente Marcos Guerra e parabenizou todas as mulheres presentes no evento. Segundo ele, 90% das empresas do setor do vestuário são conduzidas por mulheres. “Principalmente aquelas que constroem o chão das nossas fábricas e ainda enfrentam a jornada dupla”, disse. Bergamin adiantou que o Vitória Moda vai se transformar na Semana da Economia Criativa, agregando áreas complementares ao vestuário. “Vamos nos unir e nos transformar, crescendo ainda mais”, disse.
A abertura oficial do Vitória Moda contou também com a presença do diretor técnico do Sebrae/ES, Benildo Denadai, que lembrou a importância do setor, que gera 13 mil empregos diretos e 50 mil empregos indiretos.

O diretor técnico do Sebrae/ES, Benildo Denadai, o presidente da Câmara Setorial do Vestuário da Findes, José Carlos Bergamin, e o diretor regional do Senai, Luis Carlos Vieira, representando as instituições parceiras na realização do Vitória Moda

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo