Durante o evento, que será realizado no dia 1º de setembro, serão anunciados cursos de aperfeiçoamento profissional do Senai-ES para o setor
O Sistema Findes, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Espírito Santo (Sinaes), promovem o Seminário do Mercado da Indústria Audiovisual – Semeia -, que ocorrerá no dia 1º de setembro na sede da Findes, em Vitória, a partir das 8 horas, com palestras de dois nomes importantes do setor no país: André Sturm (presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – Siaesp – e do portal Cinema do Brasil) e Antônio Tabet (roteirista e humorista, um dos criadores do canal Porta dos Fundos e do site Kibe Loco). O evento terá como mediador o professor e doutor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), Klaus Bragança.
Confirme sua participação no seminário.
A proposta é consolidar a participação do Sistema Findes no desenvolvimento do setor no Espírito Santo, promovendo o debate, a formação técnica e de produção, a qualificação profissional e a difusão audiovisual. O público-alvo do evento é formado por profissionais do cinema e do audiovisual, além do setor acadêmico (universidades). Os profissionais do Senai-ES aproveitarão a oportunidade para anunciar os cursos de aperfeiçoamento profissional para o setor, frutos de parceria com do Sinaes.
“Este evento é de suma importância por consolidar o entendimento do Sistema Findes de que o setor de audiovisual pode andar de mãos dadas com a indústria capixaba, resultando não somente no atendimento a demandas das empresas, mas fundamentalmente na melhor qualificação dos profissionais que atuam no segmento”, destaca o presidente do Sinaes, Carlos Magno Correa Santos.
A aproximação do setor audiovisual com a indústria é uma experiência que o diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, vivenciou quando esteve na direção dessas duas entidades pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “O Sesi-SP participou ativamente da formulação do Telecurso 2000 (programa de educação à distância mantido pela Fundação Roberto Marinho e pelo Sistema Fiesp) em sua segunda versão, e foi naquele momento que tive a oportunidade de conhecer o André Sturm.”, lembra Vieira.
“Num primeiro momento, o audiovisual se relacionava com o Sesi-SP por ser considerado atividade cultural. Contudo, o André, por meio do Siaesp, propôs a criação de um curso técnico em iluminação para o cinema pelo Senai-SP, no que foi prontamente atendido.”, destaca o executivo. A partir da criação desse curso, iniciou-se uma relação mais próxima do Sistema Fiesp com o setor audiovisual, gerando a criação de novos cursos técnicos e de qualificação profissional, resultando num modelo que, de acordo com Luis Carlos Vieira, deverá ser seguido no Espírito Santo.
“Antes de tudo, é preciso ressaltar a atitude pioneira do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, que não mediu esforços para apoiar a criação e a filiação do Sinaes à entidade, em 2015. Foi a partir dessa inciativa que pudemos nos aproximar mais do setor industrial aqui no Espírito Santo atendendo às demandas trazidas pelo Sinaes. O primeiro resultado dessa relação é este seminário, trazendo a experiência de duas das maiores referências do segmento no país, e no qual anunciaremos quais cursos o Senai-ES promoverá para atender ao setor audiovisual capixaba.”, conclui o superintendente do Sesi-ES.
Por Fabio Martins