Com expectativa de negócios na ordem de R$ 20 milhões, o Vitória Moda, que é realizado há sete anos pelo Sistema Findes, Câmara do Vestuário e Sebrae-ES, contemplará, nesta edição de 2014, o alto verão de 2015, envolvendo duas cidades de abrangência regional: Vitória e Colatina. O maior evento do setor no Espírito Santo amplia, assim, seu raio de atuação, na busca de resultados ainda mais satisfatórios tanto para as indústrias envolvidas e suas conexões de mercado quanto para o Estado. O anúncio deste novo formato foi realizado em almoço para a imprensa nesta terça-feira, dia 3 de junho, no Itamaraty Hall.
Sob o tema “Os cinco sentidos”, que faz uma ligação direta com os aspectos sensoriais que a moda suscita – desde a criação até o consumo final – nesta edição de 2014, a primeira fase do evento será realizada de 29 a 31 de julho e terá como palco o Itamaraty Hall, onde serão apresentados 15 desfiles. Já a etapa business – no formato de feira –, que acontecerá entre 3 e 5 de agosto no Shopping Moda Brasil, em Colatina, contará com a participação de cerca de 100 expositores.
Em Vitória, o evento contemplará, além de desfiles, a instalação da Tenda da Economia Criativa, uma área para o desenvolvimento e a exposição de valores que representam o setor no Estado. As mudanças significativas que o evento incorporou em sua estrutura, nesta edição de 2014, também envolvem a programação cultural do evento. Nas edições anteriores, palestras, mostras e talk show eram realizados apenas durante os três dias do Vitória Moda: com o novo formato, essas ações serão realizadas no decorrer dos meses de junho e julho.
“O mundo da moda está mudando e estamos atentos a isso. Portanto, o Vitória Moda está se adaptando às demandas do mercado”, disse o presidente da Câmara do Vestuário da Findes, Paulo Vieira, sobre o novo formato do evento. Já o vice-presidente desta Câmara, José Carlos Bergamim, ressaltou que o evento passa a atender todos os níveis de mercado. “Anteriormente, os pequenos e médios empresários, sejam eles do ramo atacadista, sejam do ramo industrial, tinham dificuldades de se inserir no formato anterior. Agora, com a edição Business em Colatina, todos poderão participar em pé de igualdade com os grandes empresários, pois a região concentra quase 70% do setor no Espírito Santo”, disse o dirigente. “E a edição Fashion, em Vitória, terá mais espaço para fomentar a economia criativa, se tornando vitrine para o Brasil e para o mundo”, concluiu.
Em sua fala no evento, o diretor superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, destacou a capacidade do setor em superar crises. “Se fizermos um retrospecto das crises que abateram o Espírito Santo, conseguimos superar todas elas com louvor, dando exemplo para o Brasil. E a evolução do Vitória Moda para este novo formato ressalta nossa capacidade de superar os obstáculos. Nós, do Sebrae-ES, nos sentimos honrados de participarmos deste processo”, disse Vieira.
Por fim, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra destacou a força do evento para a economia capixaba. “O Vitória Moda é um evento muito importante porque beneficia toda a indústria capixaba do vestuário e fortalece as empresas localizadas no interior do Estado. O evento vai ao encontro do plano de investimentos do Sistema Findes, que tem estimulado a inovação nas indústrias. Inauguramos o Senai Centromoda Colatina no início do ano, espaço que inclui uma minifábrica para simular o ambiente de trabalho, e vamos construir também um Centromoda em Vila Velha. Desenvolvemos ações que vão tornar a indústria do vestuário cada vez mais competitiva, com marcas mais fortes no mercado, e o Vitória Moda é parte fundamental deste processo”, finalizou Guerra.
Mais sobre o Vitória Moda
Nascido em 2008 com o objetivo de inserir o Espírito Santo no calendário da moda nacional por meio do resgate da importância do setor e do estímulo ao desenvolvimento do segmento em todo o Estado, o Vitória Moda, diferente das semanas de moda carioca e paulista, é voltado diretamente para o aquecimento do circuito de negócios e para a qualificação do setor de vestuário capixaba.
O evento consolidou-se como um importante fator de aceleração do crescimento do mercado da moda e contribui, de forma positiva, para o fomento das vendas das indústrias do vestuário capixaba, além de contribuir com o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais do setor no Espírito Santo.
Na edição de 2013, o Vitória Moda gerou cerca de R$ 12 milhões em negócios, e a expectativa para 2014 é que sejam gerados cerca de R$ 20 milhões no volume de negócios, principalmente pelo novo formato, com uma edição específica para negócios.
SERVIÇO
Vitória Moda – Alto Verão 2015
– Etapa Fashion: 29 a 31 de julho, no Itamaraty Hall, em Vitória
– Etapa Business: 3 a 5 de agosto, no Shopping Moda Brasil, em Colatina
vitoriamoda.com