Sesi-ES inaugura unidade móvel de mamografia

Fotos: Leonardo Duarte

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no biênio 2016-2017 serão diagnosticados 600 mil novos casos da doença no Brasil. Somente no Espírito Santo, em 2016, mil novos casos foram diagnosticados. A cada 100 mil habitantes, 78 mulheres terão que enfrentar um câncer. Preocupado com essa realidade, o Sesi-ES inaugurou, nessa quarta-feira (04), a Unidade Móvel de Mamografia, na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta.

Fotos: Leonardo Duarte

Com seis metros de cumprimento, a unidade móvel representa um investimento da ordem de R$ 1,3 milhão, dotada de um mamógrafo digital com capacidade para realizar até 256 atendimentos por mês. “É mais um serviço que a indústria capixaba disponibiliza para as trabalhadoras da indústria e para toda a sociedade. O Sistema Findes, que apoia a campanha de prevenção ao câncer de mama, criou essa unidade para garantir melhor qualidade de vida para essas mulheres, por meio da prevenção”, afirmou o vice-presidente da Findes, Manoel de Souza Pimenta Neto.

Os exames serão entregues aos médicos das indústrias quando o serviço for solicitado por eles; às secretarias de saúde, quando houver parceria; ou às clínicas do Sesi, quando realizados de forma particular. “A unidade pode realizar até 35 exames por dia. Nós teremos dois técnicos de radiologia atendendo permanentemente. Nos próximos dias, a unidade atenderá às trabalhadoras de Colatina”, ressaltou o superintendente do Sesi, Luis Carlos Vieira.

 

Critérios para atendimento:

– Ter 40 anos ou mais ou ter indicação médica, no caso de mulheres com menos de 40 anos.

– Ter realizado o último exame anual de mamografia no mínimo 11 meses antes da data de instalação da unidade na empresa.

– No caso de homens, apresentar pedido médico.

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028