Senai reúne especialistas do setor de Petróleo e Gás para discutir perfis de profissionais do futuro

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), juntamente com o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), organizou, no dia 25 deste mês, um Painel de Especialistas do setor de Petróleo e Gás. O encontro, que ocorreu no Instituto Senai de Tecnologia, em Vitória, reuniu representantes de oito empresas, sete instituições de ensino e uma associação e levantou mais de 27 novas vertentes para formação profissional.

O objetivo foi definir as habilidades e competências atuais e futuras dos profissionais das áreas tecnológicas. Com base nesses perfis, o Senai-ES vai atualizar seus cursos para garantir que a formação de seus alunos esteja de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

A gerente de Educação do Senai-ES, Zilka Sulamita explicou que o objetivo da ação é buscar soluções para fortalecer a indústria e adequar o portfólio de serviços ofertados pela instituição, de acordo com as necessidades das empresas participantes.

“O encontro é extremamente relevante para nos aproximarmos das empresas. Discutimos demandas atuais e futuras, com o propósito de sinalizar quais as dificuldades enfrentadas e identificar o que os setores precisam no que diz respeito a serviços em Tecnologia e Inovação e qualificação de mão de obra”.

Para o coordenador do coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, Durval Vieira de Freitas, o Espírito Santo, com apenas 0,54% da extensão territorial e menos de 2% da população do país, encontra-se entre os 3 maiores produtores de Petróleo e Gás.

“Somos um dos principais produtores do Brasil e temos uma rede de empresas de bens e serviços de alta qualidade, reconhecida por investidores de diferentes países. O bom desempenho é fruto do esforço conjunto das empresas e instituições ligadas ao setor de Petróleo e Gás no Espírito Santo”, ressaltou.

Painel de Especialistas

Os painéis são encontros estruturados propiciando interação entre especialistas do segmento industrial para alcançar um determinado grau de consenso sobre suas demandas de formação profissional. Sua estruturação passa pela aplicação de questionários ou perguntas previamente concebidas, além do estabelecimento de regras específicas de trabalho. Como produto final desse processo obtém-se uma lista com as principais demandas de formação profissional, atuais e futuros (próximos 5 e 10 anos), bem como suas características de demanda e oferta.

A proposição de realização de um Painel de Especialistas para identificação das demandas por formação profissional para o setor de Petróleo e Gás proporcionou o levantamento da formação inicial para ingresso no setor (ensino técnico de nível médio, qualificação profissional e ensino superior), bem como da formação continuada desses profissionais (aperfeiçoamento profissional, especializações técnicas e em nível superior, dentre outros).

[quote style=””]“Manter uma via de comunicação aberta entre empresa e instituições de ensino é fundamental para ampliar a competitividade de ambos os lados. Sentíamos falta desse espaço e a expectativa é de que ele seja contínuo. “

Aline Gazolli, Imetame[/quote][quote style=””]“O mercado tem uma carência de determinados profissionais e essa integração é fundamental para que as instituições de ensino se adequem as novas demandas de mercado, que se forem bem trabalhadas podem ampliar o desenvolvimento de toda cadeia e do nosso Estado”.

Daniel Ruy, Estel[/quote][quote style=””]“É uma iniciativa muito interessante e que queremos repassar para os nossos alunos. Vamos compartilhar o que as empresas precisam e o que esperam dos profissionais. Aproximar as expectativas dos estudantes da perspectiva de mercado é fundamental”.

Iatahanderson Barcelos, Faesa[/quote][quote style=””]“Essa aproximação é o grande ponto positivo para trabalharmos de forma estratégica. Que essa ferramenta se estenda e continue acontecendo inclusive em outros setores produtivos do nosso Estado”.

Alessandro Mattedi, Ufes[/quote]

 

 

[su_carousel source=”media: 13614,13613,13612,13611,13610,13609,13608,13607,13606,13605,13604″ limit=”21″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no” speed=”700″]

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo