Parceria entre Senai e Sedu leva primeira escola técnica de tempo integral a Anchieta

A Escola Viva está abrindo um leque de oportunidades para os estudantes capixabas. E neste ano, a unidade que inicia as atividades em tempo integral no município de Anchieta terá uma novidade: será a primeira Escola Viva integrada ao ensino profissionalizante.

Nesta segunda-feira (08), o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, assinaram o termo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado (Findes), por meio do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/ES), que irá apoiar a implantação.

Com a parceria, o Senai e a Sedu desenvolverão uma gestão compartilhada da unidade, ampliando a oferta de vagas gratuitas do Ensino Médio à comunidade de Anchieta e dos municípios do entorno.

Nessa unidade, foram abertas 480 vagas para estudantes do Ensino Médio em tempo integral e será ofertada também formação profissional nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica.

“A Escola Viva de Anchieta é um modelo de gestão em consonância com a reforma do Ensino Médio. Oferecemos educação profissional de nível técnico a 480 jovens nas ocupações de mecânica e elétrica, de acordo com o novo currículo do Ensino Médio. É importante destacar que as equipes pedagógicas do Senai e da Sedu estão trabalhando em conjunto, o que permitirá reunir a competência da Secretaria de Educação no ensino em tempo integral com a competência do Senai para gestão de cursos técnicos”, disse o Diretor Regional do Senai e superintendente do Sesi, Luis Carlos Vieira.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “a formação profissional nesta escola vai trazer uma nova perspectiva na vida dos jovens da região. Não preparando apenas com conteúdos acadêmicos, mas para a vida, para o mundo do trabalho. Nessa unidade os estudantes terão a aula de projeto de vida alinhada com o ensino técnico”, destacou.

Inscrições Escola Viva 

O período de matrículas, conhecido como Chamada Pública Escolar, já foi encerrado, mas os estudantes que tiverem interesse poderão procurar a secretaria da escola, a partir do dia 15 de janeiro, quando serão abertas as vagas remanescentes em toda a rede pública estadual.

O estudante que não optar pela formação profissional poderá indicar opções formativas com foco na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, como complemento do currículo para aperfeiçoar a formação acadêmica.

Toda estrutura física e de pessoal já está sendo viabilizada para a implantação do programa nas novas unidades Escola Viva, onde os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30 na escola. Todas as unidades possuem laboratórios, salas temáticas, auditório, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva, entre outros espaços.

A Escola Viva

O programa Escola Viva já está ofertando 20 mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo. Neste ano, estamos saindo de 17 escolas em funcionamento, agregando mais 15 unidades de tempo integral, somando 32 Escolas Vivas, em 23 municípios do Estado. Até 2030, serão 300 unidades atendendo todos os jovens capixabas do Ensino Médio.

A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa Escola Viva foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual.

Saiba mais: http://escolaviva.es.gov.br/

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES