Descubra 7 conhecimentos para adquirir e se preparar para o futuro

Cena do filme “2001: uma odisseia no espaço”

O ano é 1968, nas salas de cinema o público conhecia um futuro arrebatador criado por Stanley Kubrick, que mudou não apenas a forma de executar uma obra da sétima arte, mas também de como enxergar o que o mundo nos reservava à frente: assim, “2001 – uma odisseia no espaço” nascia.

O ano é 1985, o público assiste “De Volta para o Futuro”. Na telona, se depara com as aventuras de doutor Emmet Brown e o jovem Marty McFly perdidos em 2015, após viajarem no tempo a bordo de um Delorean. O que essas obras têm em comum? Acertaram ao mostrar uma revolução tecnológica que influenciou completamente nos hábitos, na experiência e na vivência do ser humano.

O ano é 2018, estamos prestes a iniciar a segunda década do século XXI. Você é capaz de dizer, assim como nessas obras, o que o futuro te reserva para daqui a 30 anos em termos profissionais? Nós podemos e contamos tudo o que você precisa saber sobre um mercado de trabalho que se desenha totalmente diferente do atual.

Chegou a hora de você aprender sobre tudo aquilo que lhe parecia muito distante

Análise de dados, inteligência artificial, internet das coisas, automação de robôs e cloud aplicados aos processos de manufatura. A 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que vem moldando o futuro das profissões, parece um grande compilado de tudo que foi imaginado pelos cineastas Stanley Kubrick e Robert Zemeckis. E é bem isso mesmo.

Essa realidade, que só existia nessas icônicas ficções científicas, já bate à nossa porta e nos exige novas habilidades, que serão aliadas na melhoria de processos e na gestão do tempo – e no consequente aumento da produtividade e da lucratividade por meio da sinergia entre fatores humanos e tecnológicos em constante interação com os dados, o que chamamos de interoperabilidade.

Uma era de disrupção digital e convergência midiática, que permite e facilita o armazenamento e compartilhamento de informações, mudando a forma como os consumidores interagem e solucionam seus problemas. Assim, a indústria não apenas está apta a ditar tendências, mas também é alimentada por ‘modos de usar’, ‘necessidades’ e ‘preferências’ dos consumidores.

Para provar que esse futuro já está mais próximo do que imaginamos, trazemos dados. O Fórum Mundial Internacional estima que até 2025 – daqui a sete anos – 10% das pessoas já estarão usando roupas conectadas à internet e 5% dos produtos de consumo estarão disponíveis para impressão 3D. Ah, aqui a gente abre um parênteses – o Senai já conta com impressoras 3D no Laboratório Aberto de Moda do CentroModa na unidade de Araçás, em Vila Velha, ou o Instituto Senai de Tecnologia (IST) na unidade Beira-Mar. Outro dado bem interessante: 30% das auditorias serão realizadas por inteligência artificial, segundo o Fórum.

Explicamos o que é cada uma dessas novas tecnologias englobadas pela indústria avançada, para que você possa decidir qual desses conhecimentos quer adquirir para se conectar com o futuro.

1. Internet das Coisas

1. Internet das Coisas

O termo faz referência à possibilidade de objetos físicos poderem se comunicar entre eles via internet, coletando e trocando dados entre si e com o usuário. A viabilidade dessa comunicação se dá por meio da interconexão de microchips, que permitem a identificação de cada um dos devices na rede. Na indústria, eles são responsáveis por otimizar e facilitar os processos no chão de fábrica ou em qualquer outro setor.  

Estar antenado sobre o funcionamento, uso e manutenção de sensores e softwares, além da criação das redes que os conectam é uma boa pedida para quem quer se inserir nesse futuro tecnológico da Indústria 4.0.

2. Big Data

2. Big Data

O Big Data é o conjunto de dados amplos resultantes, por exemplo, da coleta de informações realizadas pelos sensores presentes em máquinas e de devices cada vez mais conectados à internet, que citamos no item anterior. Esses dados ajudam a prever padrões de produção, detectar falhas na produção e entender o perfil de consumo dos clientes. Entretanto, é necessário o uso de ferramentas específicas para conseguir lidar com o enorme volume dessas informações.

Sendo importante e extremamente benéfica para a nova indústria, saber lidar com as ferramentas de Big Data, analisar e extrair as informações certas dos dados coletados pode ser um grande passo para se inserir no contexto da 4ª Revolução Industrial e conquistar novos horizontes no mercado de trabalho. São essas análises que vão ajudar o setor – e as fábricas – a tomar as decisões mais acertadas.

3. Inteligência Artificial

3. Inteligência Artificial

São programas independentes e baseados no reconhecimento de padrões, ou seja, na análise do comportamento e dos hábitos que permitem que o programa e os usuários consigam estar em sintonia – e  que as máquinas tenham a capacidade para uma tomada de decisão de forma autônoma em diferentes situações. Simplificando: a Inteligência Artificial pode ajudar os robôs a gerenciarem a produção de um fábrica, por exemplo.

Se você gosta de programação e está antenado com o futuro, essa pode ser uma ótima área para investir o seu tempo de estudo.

4. Realidade Aumentada

4. Realidade Aumentada

De forma simples e clara: é uma extensão computadorizada da percepção humana, que permite enriquecer a experiência real com informação virtual e com a possibilidade de interação nesse novo cenário. Sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis. Um exemplo um pouco mais prático pode ser: as fábricas podem ser gerenciadas à distância, como se o usuário estivesse na planta.

Os cursos nessas áreas costumam abordar a criação de simulações e aplicações em realidade virtual e aumentada, usando os softwares como o Unity3D e o SDK. Para programadores, essa também é uma área bacana para estudo visando as transformações do mercado de trabalho.

5. Robótica

5. Robótica

Um dos campos mais crescentes no setor industrial, devido ao processo de automatização das fábricas, a Robótica poupa tempo e dinheiro, proporciona maior segurança para os funcionários em operação e, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e corporativos.

O profissional que se dedicar a aprender mais sobre esta área terá muito a oferecer às empresas em transformação. E se você está interessado, o Senai-ES está oferecendo o curso de técnico em mecatrônica, na unidade Beira-Mar, em Vitória.

6. Nanotecnologia

6. Nanotecnologia

Não é um termo tão diferentão, mas é a cara da Indústria 4.0: a nanotecnologia é o entendimento e o controle da matéria em nanoescala, ou seja, em escala atômica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes, em nível atômico, em diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais, com o objetivo de elaborar estruturas estáveis e melhores do que se estivessem em sua forma “normal”.

Os displays OLED presentes em televisores e smartphones ou as finas películas para óculos, computadores, câmeras e janelas, só foram possíveis graças à nanotecnologia. Do que eu estou falando? Da capacidade de impermeabilidade, antirreflexo e autolimpeza que, hoje em dia, esses materiais possuem. A nanotecnologia já tem ajudado os setores de tecnologia de informação, energia, meio ambiente, segurança, tecnologia de alimentos e transporte a avançar.  

Na Indústria 4.0, sua implementação pode ser no desenvolvimento de roupas inteligentes capazes de monitorar os sinais vitais do corpo humano, por exemplo. Já pensou? Então corre para estudar essa área, que ela promete e muito.

7. Dados digitais na nuvem

7. Dados digitais na nuvem

A chamada “nuvem” não é estranha a nós, familiarizados a armazenar fotos e documentos em aplicativos como Google Drive, Apple Cloud ou OneDrive. É uma ação que foi inserida no nosso dia a dia e que se tornou super usual.

E essa ação também é tendência dentro do setor industrial, que é beneficiado com a economia e redução de aparelhos que ocupavam espaços físicos. Outro benefício é a possibilidade de realizar um controle maior das operações, com a vantagem da mobilidade, apoiando os gestores a acompanharem o andamento das demandas e interferirem em tempo hábil na operação, caso necessário. Fora a facilidade de acesso aos arquivos e sistemas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Que tal virar um especialista em computação em nuvem?

O Sistema Findes tem o que você precisa

Nossas entidades educacionais – Sesi, Senai e IEL – têm o know how necessário para preparar esses profissionais do futuro, desde o ensino infantil, passando pelo técnico e o gerencial.

Em suas 12 unidades espalhadas por todo o estado, o Sesi-ES possui uma grade curricular diferenciada e inovadora. “A Educação do Sesi é voltada para o filho do trabalhador da indústria, mas também atendemos a comunidade, e isso faz com que tenhamos uma pegada tecnológica, nesse modelo de indústria para competitividade, da indústria 4.0”, reforça a Diretora de Educação, Priscilla Carneiro.

Antenado com as demandas da 4ª Revolução Industrial, o Sesi traz novidades para a sua grade curricular. Confira:

Reconhecimento em Robótica

A Robótica Educacional está inserido no dia a dia dos alunos do Sesi-ES desde as séries iniciais do Ensino Fundamental II. E as equipes do Sesi Robótica têm conquistado reconhecimento local, regional e nacional. Em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento 2018, no mês de julho deste ano, as equipes do Espírito Santo, representadas por alunos das unidades de Civit (Serra), Maruípe (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica) alcançaram o primeiro lugar no Desafio de Robótica na Indústria, tanto modalidade individual quanto no desafio de alianças.

Em Vitória, no mês de agosto, os alunos do Sesi venceram a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e, agora, vão representar o Espírito Santo na etapa nacional da competição. As equipes Legos Vorazes (Sesi Maruípe), The Walking Lego (Sesi Jardim da Penha) e Power Girls (Sesi Maruípe) ficaram, respectivamente, com o primeiro, segundo e terceiro lugar do Nível 1 (alunos até o sétimo ano do ensino fundamental). Já no Nível dois (alunos do oitavo ano e ensino médio e técnico), a equipe The Kings (Sesi Linhares) ficou em primeiro lugar e viaja para João Pessoa (PB) entre os dias 6 e 9 de novembro para disputar com equipes de todo o Brasil.

As matrículas do Sesi estão abertas e você pode fazer seu cadastro de interesse clicando aqui!

Senai

O Senai-ES possibilita aos seus alunos um ensino completo, profissional e tecnológico, com unidades dotadas de infraestrutura completa, compostas por equipamentos modernos para que seja realizado o bom casamento entre a teoria e a prática. Ou seja, para que os estudantes aprendam “colocando a mão na massa”. A instituição está se reposicionando para atender às demandas da Indústria 4.0 e lançando novos produtos voltados para o futuro mercado de trabalho:

Essa é a primeira vez que o Espírito Santo conta com um curso técnico na área, ofertado no Senai Beira-Mar, em Vitória, em atendimento às demandas da Indústria 4.0, sobretudo em inovação tecnológica no campo de automação, controle e tecnologia da informação. Essa é uma área que aumenta a produção e o desempenho, reduz custos e acirra a competitividade do setor industrial, preparando o aluno para o desenvolvimento dos sistemas automatizados de manufatura. Para esse curso, novos equipamentos e inovadores foram adquiridos, além de utilizar o laboratório do curso técnico em automação industrial.

Esse curso faz parte das ações educacionais de aprofundamento de competências relacionadas à um determinado perfil profissional, desenvolvido na educação profissional técnica de nível médio, em parceria com o IEL. Denominado “especialização técnica em Eficiência Operacional”, o objetivo é coordenar pessoas e recursos da produção, implementar e manter processos produtivos integrados seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental. O curso destina-se aos técnicos das áreas industriais, engenheiros e profissionais de áreas afins.

A formação foi organizada de modo que é possível cursar o programa integralmente ou parcialmente. Deste modo, a certificação ocorrerá conforme capacidades adquiridas, sendo que o concluinte de todo o programa receberá a certificação de Especialista Técnico em Eficiência Operacional.

Alinhado ao novo cenário industrial, o portfólio do Senai-ES conta com cursos de curta duração voltados ao aperfeiçoamento profissional nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e o fortalecimento dos conceitos da 4ª Revolução Industrial.- Conectando Conceitos na Prática – 40 horas;

– Explorando Big Data – 56 horas;

– Programação Móvel para IoT – 40 horas;

Cinco unidades do Senai-ES vão receber o piloto da metodologia Lean Educacional em suas oficinas de usinagem ainda no ano de 2018. O projeto tem como propósito a redução dos desperdícios presentes dentro do âmbito educacional, aumentando a qualidade do ensino e otimizando seus recursos dentro das escolas SENAI

IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) prepara as empresas capixabas para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras. Somente nos últimos sete anos, a entidade inseriu 20.154 estagiários no mercado de trabalho e capacitou 41.610 profissionais no Espírito Santo. A instituição também realizou cerca de 160 mil horas de consultoria em atendimento as demandas das empresas capixabas.  A instituição oferece cursos livres de curta, média e longa duração, além de cursos de pós-graduação MBA e programas como o de Educação Executiva, que oferece intercâmbio em instituições renomadas, como a Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Escolha o curso que melhor se adeque ao seu perfil!


Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo