Novo Conselho de Administração da Findes é eleito com base no novo estatuto

A industrial Cristhine Samorini (à esquerda) presidirá a Findes de 2020 a 2023. Ao lado, o vice- presidente Paulo Baraona

O Novo Conselho de Administração da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), apresentada pela industrial Cristhine Samorini, eleita presidente no dia 30 de abril, foi aprovado na tarde desta quinta-feira, dia 28 de maio, por unanimidade. Composta por 20 nomes, entre vice-presidentes e conselheiros, a chapa teve o apoio de todos os sindicatos habilitados ao voto e comandará a entidade nos próximos três anos (2020-2023). A posse será em agosto.

Mesclando lideranças conhecidas e novos nomes do setor produtivo, a Diretoria tem o desafio de representar a diversidade da indústria capixaba. “Sem dúvida foi uma caminhada longa e um imenso aprendizado. Fizemos composições importantes dentro de um novo modelo de gestão para a Federação. O novo modelo tem foco na modernização, tornando a instituição mais transparente e com uma gestão participativa”, destacou a presidente eleita.

Nova Diretoria

O regulamento eleitoral da Findes prevê duas votações no intervalo de um mês. No dia 30 de abril, a candidata Cristhine Samorini, foi eleita presidente da Findes por unanimidade e teve um mês para apresentar o Conselho de Administração, agora aprovado em segunda votação. A chapa eleita conta com os seguintes nomes:

Natural de Vitória, é graduada em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios e Marketing. Diretora comercial e acionista da Grafitusa S/A, é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Espírito Santo, Siges, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf/ES, e presidente licenciada do Centro da Indústria Capixaba, Cindes.

Natural de Caiscais, Portugal, é Diretor da Cinco Estrelas Construtora e Incorporadora LTDA e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito, Sinduscon-ES.

Natural de Minas Gerais, é sócio da Casa do Silencioso e presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo, Sindirepa.

Natural de Minas Gerais, é sócio da Andazul Construtora e Incorporadora Ltda, foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari, Sindicig, no período de 2012 a 2020. Atualmente, ocupa o cargo de diretor administrativo financeiro do Sindicato.

Natural de Vila Velha, é proprietário da Panzonne, e foi presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo, Sindipães, entre 2017 e 2020.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, já foi vice-presidente da Findes e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer). Atualmente, é diretor financeiro da GM Manutenção Industrial LTDA.

Natural de Colatina, é diretor presidente da PW Export Brasil S/A e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina, Sinvesco.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, é sócio da Magban Mármores e Granitos Aquidaban Ltda e presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo, Sindirochas.

Natural de Vitória, é diretor da Villoni Alimentos e presidente do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Espírito Santo, Sindimassas.

Pablo Francisco Gimenez Machado

Diretor Executivo de Relações e Gestão Legal da Suzano Papel e Celulose, é responsável pelas áreas jurídica e de relações institucionais. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem especialização em contratos, direito comercial e negociação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (LL.M) em Direito do Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Martin Luther King School of Law (EUA).

Rafael Lucchesi

É diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI). Economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Representantes junto à Confederação Nacional das Indústrias (CNI)

Natural de Vitória, é graduada em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios e Marketing. Diretora comercial e acionista da Grafitusa S/A, é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Espírito Santo, Siges, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf/ES, e presidente licenciada do Centro da Indústria Capixaba, Cindes.

Natural de Muriaé, Minas Gerais, é acionista da Fibrasa S/A e presidente da Findes até julho de 2020. Anteriormente, exerceu os cargos de presidente e de diretor financeiro no Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espirito Santo, Sindiplast-ES.

Natural de Linhares, é acionista da Estel Participações e Investimentos S/A, e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo, Sindifer.

Natural de Linhares, é acionista e diretor da Rimo S/A Indústria e Comércio, e foi presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário Linhares, Sindimol.

Conselho Fiscal

Natural de Vitória, é diretora da Ibrata Mineração Ltda e presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areia do Estado do Espírito Santo, Sindipedreiras.

Natural de Vitória, é sócio da Indústria Frigorífico Corella Ltda e, atualmente, exerce mandato de diretor do Sindicato da Indústria do Frio do Estado do Espírito Santo, Sindifrio.

Natural de Mantena, Minas Gerais, é diretora administrativa financeira da Ervas Naturais Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, de Produtos Farmacêuticos, Preparação de Óleos Vegetais e Animais, de Sabão e Velas, da Fabricação de Álcool, de Tintas e Vernizes e de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado Espírito Santo, Sindiquímicos.

Natural de Vitória, é sócio da Martins e Martins Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ldta ME, e presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem do Estado do Espírito Santo, Sinrecicle.

Natural de Resplendor, Minas Gerais, é sócio diretor da Nobre Indústria e Comércio Ltda e presidente do Sindicato da Indústria de Alimentos Congelados, Supercongelados, Sorvetes Concentrados e Liofilizados do Estado do Espírito Santo, Sincongel.

Natural de Linhares, é sócio da Indústria de Roupas Água Viva Ltda. e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Linhares, Sinvel.

Novo estatuto da Federação tem como foco a modernização da governança

O novo estatuto foi aprovado em agosto do ano passado e o grande objetivo das mudanças é a modernização, tornando a instituição mais transparente e com uma gestão participativa. O estatuto passa a valer em agosto deste ano.

O modelo de governança agora é adequado à natureza privada da instituição, adotando as melhores práticas que são recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além disso, entre as alterações, o Conselho de representantes passa a ser a Assembleia Geral.

O novo modelo de governança prevê um Conselho de Administração com 11 membros, sendo dois deles conselheiros independentes. Os conselheiros independentes têm a função de proporcionar um monitoramento da estratégia e um olhar externo à instituição.

Também foi criado um Comitê de Finanças, que assessora o Conselho de Administração e está integrado aos Órgãos de Assessoramento da Federação. Outra mudança é que a Diretoria Executiva passa a ser composta por executivos contratados e que já fazem parte do Sistema.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos