Findes vai ganhar escritório inédito do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

O Espírito Santo receberá, ainda em 2018, um dos primeiros escritórios regionais do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A iniciativa inédita, fruto de parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai oferecer serviços de comércio exterior e competitividade, com o objetivo de ampliar o volume de negócios nas pequenas e médias empresas.

A parceria terá início em novembro, seguindo cronograma nos demais Estados até o primeiro semestre de 2019. O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, destacou o pioneirismo do Espírito Santo. “Nosso Estado tem sido um embrião de boas parcerias. A aproximação com o MDIC contribuirá para o aumento da produtividade, o apoio à inovação e a melhoria da competitividade em mercados internacionais”, defendeu Castro.

Metodologia

Para medir a efetividade da iniciativa, o Ministério desenvolveu um sistema para acompanhar os esforços e os resultados alcançados na regionalização de 15 políticas públicas de estímulo à atividade produtiva executadas pela Pasta. São exemplos o Brasil Mais Produtivo, a Indústria 4.0, o Supertec, o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), Projeto “Sem Barreiras”, o Portal do Empreendedor e o Agentes de Desenvolvimento Local.

Os técnicos instalados nos escritórios poderão fazer atendimento sobre regime de ex-tarifários, drawback, além de divulgar preferências que o Brasil possui com parceiros comerciais estratégicos. As atividades serão registradas diariamente por essa ferramenta específica desenvolvida pelo MDIC e os resultados globais poderão ser acompanhados a qualquer momento pelas empresas.

A atuação descentralizada segue recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para reduzir as desigualdades regionais e alcançar maior crescimento econômico. Segundo a OCDE, as políticas de desenvolvimento regional devem facilitar a difusão de inovações e boas práticas entre setores e empresas dentro e fora de uma região, gerando aumento da produtividade.

 

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028