24/08/2016 – Cachoeiro Stone Fair movimenta setor de rochas ornamentais

Estande do Senai-ES e Sesi-ES. Os profissionais do Senai-ES focarão na divulgação dos cursos de Normas Regulamentadoras (NR’s), indispensáveis para o profissional que trabalha no setor. Já Sesi-ES levou a Unidade Móvel com consultório médico e odontológico para dar uma amostra dos serviços de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) que podem ir às empresas.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, acompanhado do governador Paulo Hartung, do presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, de secretários estaduais e lideranças empresariais do setor de rochas, participou da abertura oficial da 42º Cachoeiro Stone Fair, realizada na tarde dessa terça-feira, dia 23 de agosto. O evento segue até dia 26 de agosto, das 14h às 20h.

Veja também:
Sesi-ES e Senai-ES presentes na Cacheiro Stone Fair 2016

Durante seu discurso, Marcos Guerra destacou as ações que o Sistema Findes vem desenvolvendo na região em benefício dos setores produtivos locais. “Nossa gestão está realizando uma grande obra no Senai-ES de Cachoeiro de Itapemirim, modernizando laboratórios para atender à demanda do setor de rochas. Ao todo, estamos investindo R$ 20 milhões na região, criando, também, uma unidade do Sesi-ES Saúde para atender ao trabalhador da indústria. Nosso foco principal, no entanto, é a formação de bons profissionais para colocar o Espírito Santo em posição de destaque no país. Nossos projetos foram construídos em parceria com as lideranças da região e fico feliz ao ver o setor reunido nesta feira, mostrando sua força e sua criatividade.”, pontuou Guerra.

 No primeiro dia de feira, o estande do Sistema Findes recebeu a visita de autoridades como a do governador Paulo Hartung

Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, a Cachoeiro Stone Fair aproxima a cadeia produtiva de rochas dos clientes e fornecedores. “O contato que surge durante o evento é primordial para os negócios. Além da proximidade com novos materiais e equipamentos, muitos clientes fazem questão de visitar as empresas, já que muitas delas estão no sul capixaba.”, ressaltou. Ocupando uma área de 30 mil m², a feira reúne mais de 200 expositores nacionais e estrangeiros trazendo uma gama de novidades em máquinas, em equipamentos e em insumos; e lançamentos de mármores, de granitos e de pedras translúcidas.

Na ocasião, o Governo do Estado, o Sindirochas e o Porto Central assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de reunir esforços para desenvolver o projeto de instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Presidente Kennedy. A proposta é que a ZPE atenda a todos os segmentos que queiram se instalar no local, tendo como âncora empresas do setor de rochas ornamentais. A ZPE estimula as exportações, uma vez que garante incentivos e otimiza o processo de liberação das mercadorias, reduzindo custos e melhorando a competitividade das empresas.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028