Curso de gestão em petróleo e gás forma primeira turma

Os alunos da primeira turma de Gestão de Negócios em Petróleo e Gás concluíram o curso nesta sexta-feira (29). O treinamento foi ministrado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

Este foi o primeiro curso de gestão específico para o segmento no Estado, realizado pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás. Teve como objetivo analisar a indústria de petróleo, sua estruturação (segmentos upstream e downstream), tipos de empresas, relacionamento com os Estados nacionais (modelos de contratação), além de apresentar os principais equipamentos do segmento de Exploração e Produção (sondas de perfuração, plataformas de produção).

A primeira turma foi bastante diversificada, contando com empresas de vários ramos de atuação e representantes do setor público capixaba.

Segundo o subsecretário de Polos Industrias do Estado, Christiano Furtado, o curso foi enriquecedor. “Contou toda a história do petróleo no Brasil, mostrou o funcionamento do setor, das partilhas, dando uma visão geral para ampliarmos as possibilidades de atuação dos setores público e privado”, destacou.

As aulas abordaram processos de contratação e suprimento de bens e serviços, permitindo um dimensionamento das grandezas e das variáveis envolvidas. Também foi possível conhecer as características da ambiência atual da indústria de petróleo brasileira e possíveis tendências para as próximas décadas.

De acordo com Poy Carneiro, que atua na área de Desenvolvimento de Negócios na empresa Marca Ambiental, o curso foi bastante importante para as empresas que pretendem fornecer para o setor de petróleo e gás. “As aulas trouxeram uma visão bastante ampla e muitas informações de como as grandes empresas compram, permitindo entender melhor o segmento, saber como oferecer os produtos e serviços. Acredito que assim, naturalmente, as oportunidades vão surgir”, avaliou.

Segundo o superintendente do IEL, Paulo Lacerda, o curso é mais uma ação da Federação das Indústrias para a melhoria do ambiente de negócios no Estado. “É muito importante ofertarmos o conteúdo do IBP, pois gera oportunidades para elevarmos o nível de competitividade das empresas capixabas nesse segmento que é tão importante para a nossa economia”, destacou.

Na mesma linha, Fernando Ribeiro, da Espiral Engenharia, avaliou a experiência como positiva. “O curso agrega conhecimento nessa área tão grande e que deve crescer e demandar ainda mais nos próximos anos.

O coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, Durval Vieira de Freitas, espera que outras turmas possam acontecer em breve. “Estamos nos aproximando de instituições que são referência, como o IBP, para trazer conhecimento e tornar o Espírito Santo mais competitivo e mais conhecido no mercado, fazer com as que as nossas empresas possam participar mais desse mercado, gerando novas oportunidades e riquezas para o Estado. Vamos trabalhar para abrir novas turmas em breve”, finalizou.

Hoje o Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo do Brasil. Nos próximos anos, deverá receber mais de R$ 50 bilhões em investimentos nesse segmento. O treinamento chega, então, como forma de capacitar empresas e profissionais a potencializar as oportunidades do setor.

Sobre o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás

O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) foi criado em 2013 para articular e apoiar as ações das organizações que atuam no estado, visando aproveitar as oportunidades para gerar negócios, empregos, inovação e desenvolvimento com sustentabilidade dentro do setor de Petróleo e Gás, destacando as potencialidades e competências do Espírito Santo.

A governança do FCP&G é exercida por um Comitê Estratégico constituído pela Sedes – Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Petrobras, Shell, Equinor (ex-StatOil), Prysmian e Findes, que é responsável pela coordenação executiva.

Por Vagner Bissoli

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência