Cindes Jovem apresenta caso de sucesso na gestão digital de processos

O secretário de Saúde da prefeitura de Santos (SP), Fábio Ferraz, mostrou como está sendo o processo de desburocratização do município do litoral paulista

O Cindes Jovem realizou nessa sexta-feira, dia 23 de junho, o evento “Café com Gestão Pública”, que trouxe o secretário de Saúde da prefeitura de Santos (SP), Fábio Ferraz, para apresentar sua experiência à frente do programa “Processos digitais”, que promoveu a desburocratização dos procedimentos administrativos da municipalidade.

O secretário fez um panorama das iniciativas de gestão que tornaram os trâmites processuais mais ágeis, especialmente com a eliminação substancial de papéis por meio da digitalização documental, promovendo a modernização da máquina administrativa.

Segundo Fábio Ferraz, a diminuição de despesas com documentos gerou uma economia de R$ 508 mil com redução no consumo de folhas de papel, de impressões, de acessórios e etc., além de transporte e de espaço para armazenamento.

De acordo com os dados apresentados por Ferraz, houve 96% de redução no tempo de serviço (Alteração de Centro de Custo); 91% de redução no tempo de serviço de cobrança da Dívida Ativa Comum e 86% de redução no tempo de Requisição de Pequeno Valor. O tempo médio entre a abertura e o encerramento dos processos caiu para 120 horas.

O evento reuniu diversas autoridades. Ao final, uma mesa-redonda formada pelo próprio Fábio Ferraz, Rodrigo Zambon (gerente de processos da Secretaria de Estado de Recursos Humanos), Mazinho dos Anjos (vereador), Bruno Mazzei (presidente da Federação Capixaba do Jovem Empreendedor – Fecaje) e Daniel Barros (da empresa Elogroup) debateu a dinamização da máquina pública e os caminhos para a desburocratização.

(iniciando à esquerda) O diretor-presidente no Instituto de Tecnologia, Informação e Comunicação do Espírito Santo – Prodest, Renzo Colnago; o presidente do Cindes Jovem, Vitor Lomba; o vereador de Vitória, Mazinho dos Anjos; o convidado, Fábio Ferraz; o membro da empresa Elogroup, Daniel Barros; o gerente de processos da secretaria de Estado de Recursos Humanos, Rodrigo Zambon; e presidente da Federação Capixaba do Jovem Empreendedor – Fecaje, Bruno Mazzei

 

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo