Alunos do Sesi ES a poucos passos de disputar torneio internacional de Robótica

Equipes das unidades de Linhares e Maruípe foram classificadas para o Festival Sesi de Robótica. Agora, eles vão disputar com outras 98 equipes as vagas para representar o Brasil na FIRST LEGO League, nos Estados Unidos. Etapa nacional acontece de 6 a 8 de março, em São Paulo

Das 30 equipes inscritas na etapa regional, cinco foram selecionadas para disputar a nacional em São Paulo. O Festival Sesi de Robótica acontece em março

Alunos do Sesi ES estão bem próximos de disputar o torneio internacional FIRST LEGO League (FLL). As equipes The Kings, de Linhares, e Legos Vorazes, de Maruípe, Vitória, foram classificadas para o Festival Sesi de Robótica, seletiva nacional para a FLL, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Ao todo, 100 equipes de todo país vão disputar vagas para representar o Brasil no torneio mundial, nos Estados Unidos.

As seletivas regionais ocorreram nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro, no Sesi de Jardim da Penha, e contou com 30 equipes inscritas. Entre elas, representantes da escola municipal de Vila Velha, Aly da Silva; e dos Sesi de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão, entre outros diretórios.

O Torneio Sesi de Robótica FLL desafia crianças e adolescentes de 9 a 16 anos a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes – orientados por professores-técnicos, e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Na temporada 2019/2020, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), os alunos utilizam a robótica para encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes, trabalhando disciplinas como ciências, engenharia e matemática de forma lúdica. Nas equipes, os alunos desempenham funções diversificadas como: pesquisa, programação, montagem, design e mentoria.

A The Kings, do Sesi Linhares, conquistou a vaga para a nacional ao se sagrar vice-campeã do Champions Award. Isso significa que, entre as 30 equipes, ela foi a segunda melhor em todos os quesitos da competição: Core Values (dividida em Inspiração, Trabalho em Equipe e Gracious Professionalism); Design (dividida em Design Mecânico, Programação e Estratégia e Inovação); e Projeto de Inovação (dividida em Pesquisa, Solução Inovadora, Apresentação) e Desafio do Robô.

A equipe é formada pelos estudantes Anthony André Soares, 12 anos; Mariana Bozi, 13 anos; Larissa Natale, 13 anos; Matheus Barcelos, 13 anos; Giulia Zuqui Bolsoni, 13 anos; Arthur Petronetto, 15 anos; Gabriela Scopel, 16 anos. Os técnicos são os professores Rose Mello Pinheiro e Roger Trindade Gomes.

Já a equipe Legos Vorazes, do Sesi Maruípe, garantiu a quarta colocação, no ranking geral de classificados para a próxima etapa, ao ficar com o primeiro lugar da categoria Projeto de Inovação – Design Mecânico. O time é formado pelos alunos Sara Cunha, 13 anos; Luíza Coutinho, 13 anos; Ana Júlia Sutil, 14 anos; e João Pedro Camargo, 16 anos. O técnico é o professor Thiago Ferreira.



Conheça as categorias da FLL

A FIRST LEGO League não envolve apenas construir e competir com robôs. O Projeto de Inovação é a oportunidade que a equipe tem para sentir como é ser um cientista, um inventor ou um engenheiro.

Na avaliação do projeto , as equipes:

– identificam um problema do mundo real na área do tema do desafio da temporada

– criam uma solução inovadora para esse problema (criando algo que não existe ou com base em algo que já existe)

– compartilham suas descobertas com outras pessoas

– apresentam seu projeto de pesquisa para um grupo de juízes no Torneio de Robótica

É hora de preparar os guerreiros para o grande desafio! As equipes utilizam a tecnologia LEGO® Mindstorm para desenvolver o desenho mecânico de robôs autônomos, que serão utilizados para pontuar nas missões do Desafio do Robô.

Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Esse é o momento de traçar a estratégia e desenvolver a programação que colocará os robôs em ação para executar as tarefas.

Na avaliação do Design do Robô, as equipes:

– definem as estratégias e inovações para o robô

– desenham e constroem o projeto mecânico

– programam o robô para a realização das missões do Desafio do Robô

– apresentam o processo de desenvolvimento e construção para um grupo de juízes

Os juízes avaliam a capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final.

Chegou a hora de colocar o robô em ação! Os competidores constroem e programam um robô autônomo LEGO® Mindstorm para desempenhar as missões inspiradas pelo tema do desafio e marcar pontos.

Para realizar as tarefas, o robô pode navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em uma mesa, sobre um tapete específico da temporada. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

Diferente de outras áreas de avaliação, no Desafio do Robô, as equipes recebem uma pontuação numérica durante os rounds. O round em que sua equipe conquistar o maior número de pontos será considerado para a sua pontuação final, sendo descartados os dois rounds com menor nota.

No Torneio de Robótica, estudantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos. Ajudar o outro é a base do trabalho em equipe.

Os Core Values devem ser praticados por todos os participantes, competidor, técnico, juiz, ou qualquer outra pessoa envolvida na competição. São valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.

Conheça os Core Values:

– Descoberta: Exploramos habilidades e ideias novas

– Inovação: Usamos a criatividade e a persistência para resolver problemas

– Impacto: Aplicamos o que aprendemos para melhorar o mundo em que vivemos

– Inclusão: Respeitamos uns aos outros e aceitamos nossas diferenças

– Trabalho em Equipe: Somos mais fortes quando trabalhamos juntos

– Diversão: Admiramos e celebramos aquilo que fazemos!

Ranking geral

Ao todo, cinco equipes foram selecionadas para a nacional da FIRST LEGO League. O primeiro lugar ficou com a Brother Creator, formada por alunos das unidades de Cuiabá e de Varzea Grande do Sesi Mato Grosso. Eles foram os campeões do Champions Award, ou seja, a melhor equipe em todos os quesitos avaliados na competição. O segundo foi a The Kings da unidade de Linhares, do Sesi ES.

O terceiro lugar é da MegaMentes, da unidade de Dourados do Sesi Mato Grosso do Sul. Além de se classificar no Champion´s Awards, a equipe ficou em primeiro lugar no Desafio do Robô, ao disputar a final com a Lego Side, da unidade de Maruípe do Sesi ES; e primeiro lugar na categoria Design de Robô – Desempenho do Robô. A quarta colocação foi do Legos Vorazes, da unidade de Maruípe do Sesi ES, que também conquistou o primeiro lugar da categoria Projeto de Inovação – Design Mecânico. Já a quinta classificada, Criadores do Amanhã, da unidade de Bayeux do Sesi Paraíba, conquistou o primeiro lugar na categoria Core Values – Inspiração.

Além dessas equipes, outros times do Espírito Santo estão como suplentes da etapa nacional, sendo elas: Avalon, do Sesi Cachoeiro; Lego Side, também do Sesi Maruípe; The Walking Lego, do Sesi Jardim da Penha; e Tróia, também do Sesi Linhares.

Confira as equipes premiadas durante a etapa regional

– Brothers Creators, Sesi Cuiabá + Sesi Várzea Grande (Mato Grosso/MT)

– The Kings, Sesi Linhares (ES)

– Mega Mentes, Sesi Dourados (Mato Grosso do Sul/MS)

– Lego Vorazes, Sesi Maruípe (Vitória/ES)

– Criadores do Amanhã, Sesi Bayeux (Paraíba/PB)

 

Suplentes

– Avalon, Sesi Cachoeiro (ES)

– Lego Side, Sesi Maruípe (Vitória/ES)

– The Walking Lego, Sesi Jardim da Penha (Vitória/ES)

– Tróia, Sesi Linhares (ES)

1º lugar – Brothers Creators, Sesi Cuiabá + Sesi Várzea Grande (Mato Grosso/MT)

2º lugar – The Kings, Sesi Linhares (ES)

3º lugar – Mega Mentes, Sesi Dourados (Mato Grosso do Sul/MS)

– Processo de Pesquisa

1º lugar – Andrômeda, do Sesi Araçás (Vila Velha/ES)

– Solução Inovadora

1º lugar –  Tecnolândia, do Sesi Cachoeiro (ES)

– Apresentação

1º lugar – Imagine Lego, do Sesi Cobilândia (Vila Velha/ES) 

– Design Mecânico

1º lugar – Legos Vorazes, Sesi Maruípe (Vitória/ES)

– Programação

1º lugar –  Legotrix, Sesi Jardim da Penha (Vitória/ES)

– Estratégia & Inovação

1º lugar – The Walking Lego, Sesi Jardim da Penha (Vitória/ES)

– Desempenho do Robô

1º lugar – Megamentes, Sesi Dourados (Mato Grosso do Sul/MS)

– Inspiração

1º lugar – Criadores do Amanhã, Sesi Bayeux (Paraíba/PB)

– Trabalho em Equipe

1º lugar –  Avalon, Sesi Cachoeiro (ES)

– Gracious Professionalism

1º lugar – Lendários, Sesi Porto de Santana (Cariacica/ES)

Campeão

Mega Mentes, Sesi Mato Grosso do Sul

* Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17