Ações do Senai e Sesi na semana prevenir 2016

O Sistema Findes lançou dois grandes produtos durante a cerimônia de abertura da Semana Prevenir, realizada nessa terça-feira (29), no Plenário do Edifício Findes. O Passaporte Industrial e o Prêmio Sesi Prevenir de Boas Práticas, ambos voltados para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e o aumento da competitividade da indústria capixaba.

Desenvolvido por meio da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes a partir de uma demanda detectada pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), o Passaporte Industrial vai unificar 41 procedimentos médicos e dez treinamentos comuns às grandes plantas industriais do Estado: Vale, ArcelorMittal, Fibria e Samarco. O produto estará sob a coordenação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES).

Ao fazer a apresentação do Passaporte Industrial, o presidente da Câmara, Wilmar dos Santos Barroso Filho, explicou que um dos gargalos identificados era a demora de 30 a 40 dias para liberar a atuação de trabalhadores em obras dentro dos parques industriais. Além disso, segundo ele, em alguns casos os treinamentos e exames exigidos para ingresso no trabalho são os mesmos, aumentando o custo final do contrato. “Com o passaporte, pretendemos unificar e nivelar os exames e treinamentos, proporcionando redução do prazo de contratação e, consequente, de custos. Com certeza será uma mudança positiva para toda a cadeia”, disse.

O secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Rodrigo Coelho, elogiou a iniciativa da Federação das Indústrias. “Esse, sem dúvida, é o melhor instrumento de intermediação massiva do trabalhador. Com certeza irá beneficiar aquele profissional que se qualifica, que poderá ser absorvido em outras plantas”, afirmou.

Representantes da Vale, ArcelorMittal, Fibria e Samarco também compareceram ao evento e assinaram o termo de adesão ao Passaporte Industrial. O gerente geral industrial da Fibria, Marcelo de Oliveira, reafirmou que o objetivo é valorizar a produtividade. “Não existe dicotomia entre qualificação, segurança e aumento de renda. Quanto mais o ambiente é seguro, quanto mais o trabalhador está preparado, haverá maior produtividade. Essa iniciativa vai tornar o ambiente do negócio mais produtivo, garantindo que os profissionais contratados tenham sido treinados corretamente”, destacou.

Na prática, após a adesão de indústrias e fornecedores, o Passaporte Industrial vai reunir, em um banco de dados sigiloso, os dados dos trabalhadores que serão capacitados para as contratações. O empregado receberá um cartão magnético e, ao ser contratado por uma empresa participante, todo o seu histórico de treinamentos e exames será acessado. O encaminhamento deste profissional será realizado pelas agências do Sine.

Prêmio Sesi Prevenir de Boas Práticas

As indústrias que valorizam seus trabalhadores por meio da adoção de programas de qualidade de vida e de uma gestão socialmente responsável serão reconhecidas pelo Prêmio Sesi Prevenir de Boas Práticas, lançado nessa terça-feira (29) pelo superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira.

“A qualidade de vida dos trabalhadores é algo que deve estar na linha de frente de qualquer corporação. Queremos estimular a cultura da segurança e saúde no trabalho e vamos reconhecer projetos que têm esse foco”, disse Vieira.

Destinado às indústrias capixabas filiadas aos sindicatos patronais com representação na Findes, o Prêmio Sesi Prevenir de Boas Práticas vai premiar com troféus três categorias de empresas (micro e pequenas, médias e grandes empresas) que desenvolverem produtos, serviços ou processos de melhoria em segurança e saúde no ambiente laboral. Serão avaliados critérios como relevância técnica em termos de aproveitamento e resultados para a empresa; a existência de benefícios como ganhos econômicos e sociais; o tipo de metodologia desenvolvida na proposta e implantação; o grau de desafio e o impacto inovador do projeto. A expectativa é de que a premiação aconteça em abril de 2017.

Sistema Findes na Semana Prevenir

O vice-presidente da Findes, Egidio Malanquini, representou o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, durante o evento de lançamento da Semana Prevenir. “A Federação tem orgulho de ter sindicatos tão atuantes e inovadores como o Sindifer, que traz um programa com tanto alcance como este”, disse.

Durante a Semana Prevenir, o Sesi vai oferecer atendimentos gratuitos à população para conscientizar sobre a importância da prevenção. A equipe multidisciplinar da entidade estará presente no Espaço Sesi, montado no Shopping Mestre Álvaro e nos Terminais do Transcol de Laranjeiras (Serra), de Campo Grande (Cariacica) e de Itaparica (Vila Velha).

Já o Senai levará duas unidades móveis para o encerramento da Semana, que ocorrerá no dia 04, na Praia de Camburi, de 09 às 12h: a Unidade Móvel Dual NR-33, com demonstração de segurança do trabalho em espaço confinado, e a Unidade Móvel Dual NR-35, com demonstração de segurança para trabalho em altura. Ainda no calçadão, o Sesi fará: aferição de pressão; diagnóstico resumido de estilo de vida saudável; e massoterapia. Para conhecer a programação completa da Semana Prevenir, basta acessar o site: prevenires.com.br

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028