O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira (5) para a inauguração do Cais do Atalaia e para a renovação do contrato de arrendamento do Terminal Vila Velha – TVV para a Log-In Logística Intermodal, no Porto de Vitória (ES).
O ministro também anunciou que o presidente Jair Bolsonaro deverá vir ao Estado em novembro, para assinar prorrogação por 30 anos do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, operada pela Vale.
Em reunião com empresários e autoridades estaduais, o ministro também ouviu relatos sobre as necessidades de investimentos no Espírito Santo, com a colaboração entre o setor produtivo e o setor público.
“A indústria do Espírito Santo se propõe a apoiar o governo federal, o governo do Estado e dos municípios, para trabalharmos em um novo modelo institucional que atue de forma focada na estruturação e promoção de um conjunto de alternativas de projetos de infraestrutura, bem estudadas e qualificadas tecnicamente, com arranjos de investimentos públicos e privados em infraestruturas e no desenvolvimento da pesquisa e educação tecnológica que possam minimizar riscos, ampliar mercados e favorecer a retomada econômica e o bem estar social capixaba”, disse a presidente da Findes, Cris Samorini.
O governador Renato Casagrande solicitou que o Espírito Santo participe dos debates sobre a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), malha ferroviária com ramificações que vão do Centro-Oeste ao Nordeste e alcançam São Paulo e Rio de Janeiro. O trecho mais estratégico para Minas e Espírito Santo é o do Corredor Centro-Leste, que conecta o Centro-Oeste brasileiro à Estrada de Ferro Vitória a Minas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Hoje estamos vendo aqui investimentos importantes no Porto de Vitória. Temos boas perspectivas também com relação a outros investimentos na estrutura portuária do Estado, como o Porto da Imetame, em Aracruz, e o Porto Central, em Presidente Kennedy. Isso vai aumentar a atividade de importação e exportação e precisamos consolidar o Corredor Centro-Leste”, observou o governador.
O ministro elogiou a iniciativa do governo estadual, que recentemente reduziu de 17% para 12%, da alíquota de ICMS que incide sobre bunker (combustível de navio) no Espírito Santo.
“Isso é importante porque serve de exemplo para outros Estados. Outra coisa que considero importante: estamos inaugurando hoje uma obra iniciada em outro governo. Às vezes ouço como crítica: ah, vocês estão inaugurando obra que outros iniciaram? Bem, é importante haver justamente isso, continuidade nas obras públicas”, disse o ministro, referindo-se ao Cais do Atalaia.
LOG-IN LOGÍSTICA INTERMODAL
Ao renovar o contrato do TVV até 2048, a Log-In Logística anunciou investimentos de modernização e adequação do terminal para que possa receber navios de maior porte e aumentar a eficiência operacional da empresa, ampliando a capacidade atual de 286 mil contêineres por ano para 368 mil contêineres por ano.
Nos próximos dois anos os investimentos ultrapassam R$ 120 milhões, em equipamentos, obras e inovação, e nas próximas duas décadas os investimentos somam mais R$ 434 milhões.
Nesta primeira fase, que deve ocorrer num período estimado de até 24 meses, está prevista a aquisição de novos equipamentos, como guindastes móveis de alta capacidade e reach stackers, utilizados para movimentação de contêineres e carga geral, e sistemas para o aumento da produtividade dos berços de atracação e do pátio do terminal. Além disso, ao longo do prazo contratual, serão aplicados R$ 434 milhões para assegurar a manutenção e atualização dos ativos necessários para a realização das atividades portuárias.
De acordo com o diretor de Terminais da Log-In Logística Intermodal, Ilson Hulle, o TVV vem ampliando o seu portfólio, se transformando cada dia mais em um terminal multipropósito.
“Continuaremos investindo na modernização do terminal portuário de Vila Velha, recebendo e movimentando mais cargas em navios de grande porte, e na diversificação de portfólio operando não apenas contêineres, mas carga geral e projetos. Nosso time seguirá empenhado na captação de novos negócios que, certamente, irão gerar reflexos positivos para o desenvolvimento do estado do Espírito Santo”, declarou.
Para o diretor presidente da Companhia, Marcio Arany, este é mais um importante passo para o desenvolvimento sustentável e o aumento de competitividade do terminal.
“Nosso terminal portuário se consolida como um importante player na movimentação de contêiner, carga geral e veículos na região Sudeste. Acreditamos que esta nova etapa irá viabilizar novos clientes e projetos, além de trazer mais desenvolvimento econômico regional e benefícios à comunidade capixaba”, concluiu Arany.
CAIS DE ATALAIA
O novo Cais de Atalaia, margem Vila Velha, inaugurado nesta segunda, já pode começar a operar. A licença ambiental foi concedida pelo Iema na quinta-feira (1). O terminal multipropósito poderá movimentar diversos tipos de carga (granéis líquidos e sólidos) como, trigo, malte, fertilizantes, carga geral, dentre outras.
Seu funcionamento vai ampliar a capacidade de movimentação de mercadorias, inclusive para contêineres, tornando o Porto de Vitória ainda mais dinâmico e produtivo.
O novo cais substituiu dois antigos dolfins, e as obras tiveram início em outubro de 2015, sendo concluídas no segundo semestre do ano passado. Foram investidos R$ 190 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Participaram da inauguração, além do governador, do ministro e da presidente da Findes, o diretor-presidente da Codesa, Julio Castiglioni, o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, os deputados Evair de Melo, Josias Da Vitória, Felipe Rigoni, Soraya Manato e Ted Conti, e o deputado estadual Torino Marques, entre outras autoridades e convidados.