
Levantamento da CNI revela que 77% das indústrias investiriam mais se a taxa básica caísse; impacto dos juros afeta empresas de todos os portes
Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados mostra o impacto direto dos juros elevados sobre a economia brasileira. Caso a taxa básica de juros caísse de forma mais expressiva, 77% das empresas industriais do país aumentariam seus investimentos nos próximos dois anos.
O índice é idêntico entre pequenas, médias e grandes empresas, indicando que a redução dos juros impulsionaria o investimento e, consequentemente, o crescimento econômico em todos os segmentos. O levantamento ouviu 1.000 executivos industriais, com margem de erro de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

“A decisão do Copom de manter a Selic em 15% ao ano é mais um duro golpe na economia e na competitividade da indústria brasileira”, afirma Ricardo Alban, presidente da CNI.
Segundo ele, não há justificativa técnica para manter a Selic em um patamar tão elevado. Com expectativas de inflação nos próximos 12 meses (IPCA/IBGE) em 4,06%, o juro real chega a 10,5% ao ano, nível que inibe o investimento produtivo, afeta o consumo das famílias e penaliza especialmente as camadas de menor renda.
O estudo da CNI também revela a preocupação dos empresários com o Custo Brasil, conjunto de fatores que limitam a competitividade da economia frente a outros países. A taxa básica de juros é um dos principais componentes desse custo. Para 60% dos executivos industriais, reduzir o Custo Brasil deveria ser a principal prioridade do país — outros 18% colocam como segunda prioridade.


Ainda segundo a pesquisa, 81% dos industriais afirmam que o Custo Brasil eleva os preços finais ao consumidor. Desses, 55% acreditam que o aumento é muito significativo; 22%, razoável; e apenas 4% veem impacto pequeno.
“É esse o preço que toda a sociedade paga por uma política de juros equivocada”, reforça Alban. “Com os preços controlados e o investimento em queda, manter a Selic em 15% ao ano impede o Brasil de crescer. Não se trata apenas de prejudicar as empresas, mas de afetar milhões de brasileiros — sobretudo os de menor renda — que ficam sem acesso ao crédito e, portanto, sem capacidade de consumo.”
Campanha Custo Brasil
A CNI traz a Campanha Custo Brasil para mostrar como os vilões desse impacto financeiro atuam para encarecer tudo, travar a competitividade industrial e frear o desenvolvimento econômico e sustentável do país.
Anualmente, o Custo Brasil desperdiça R$ 1,7 trilhão no país, que representa 20% do PIB. O termo descreve o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, econômicas e de infraestrutura que encarecem e dificultam a produção, os negócios e a competitividade no país, tanto para o mercado interno quanto para o internacional.
A campanha é estrelada por seis personagens:
- Jurássio: ele é alta taxa de juros;
- Infradonha: ela é custo das obras paradas e as consequências da ausência de ampliação e diversificação da matriz logística;
- Burocratus: ele é morosidade da burocracia;
- Custo Circuito: ele é valor da energia para lares e empresas;
- Tributácio: ele reúne todos os tributos pagos;
- Baiacusto: ele é todos os monstros em um, representando as perdas do Custo Brasil.
Por CNI
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