22/06/2016 – Inovar para evoluir no associativismo

O diretor da Escola de Associativismo, Sergio Rogerio de Castro, destacou a participação das entidades de jovens empresários no evento

“Será que as associações estão enxergando a inovação pelo retrovisor, vendo-as passar e ficando para trás?”. Foi com esta pergunta que o jornalista e especialista em inovação Carlos Tourinho iniciou sua palestra na noite dessa terça-feira (21), no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES), em Vitória, durante o lançamento do terceiro módulo da Escola de Associativismo, que tem como tema central a inovação. O evento e a Escola de Associativismo são iniciativas do Sistema Findes, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) e em parceria com as empresas Fibrasa e ebrand. A palestra teve também como parceiros a CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Vitória), o Cindes Jovem (Centro da Indústria Jovem do Espírito Santo), a Fecaje (Federação Capixaba do Jovem Empreendedor) e o Ibef Jovem (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças Jovem do Espírito Santo).

O jornalista e especialista em inovação, Carlos Tourinho, fez uma palestra no evento

“Engana-se quem enxerga a inovação apenas como algo ligado à tecnologia”, disse Tourinho. “A inovação nas associações passa também por mudanças nos processos, nas hierarquias e nas tomadas de decisões. E a cultura da inovação passa pelo coletivo, com a formação de redes e parcerias, pois não se inova sozinho. Isso vai ao encontro dos objetivos das associações. Contudo, é preciso quebrar certos paradigmas, tão comuns às entidades associativas, que vão da hierarquia no poder a até a forma como elas se comunicam com a sociedade”, completou o jornalista.

Ao final de sua apresentação, Carlos Tourinho enumerou os quesitos em que uma associação deve se apoiar quando se fala em inovação. “Uma associação inovadora está apta a: buscar novas formas de comunicação com os associados, a governança e o público; criar oportunidades de engajamento na busca de novas ideias e práticas; provocar maior envolvimento dos associados; ser transparente com seus stakeholders; e promover a maior eficiência nos serviços e redução de custos”, concluiu.

Força jovem nas associações

Uma das maneiras que a Escola de Associativismo encontrou para buscar a inovação foi envolver as associações de jovens empreendedores capixabas. “Temos que, primeiramente, agradecer o apoio prestado pelo Sinduscon-ES ao evento de hoje e também a todos os atores envolvidos na elaboração da Escola de Associativismo. Contudo, hoje é um dia especial por justamente contarmos com a participação de associações empresariais jovens, como o Cindes Jovem, a Fecaje, o Ibef Jovem e a CDL Jovem, pois elas trazem uma visão mais contemporânea e ousada para a Escola de Associativismo”, disse o diretor da entidade, Sergio Rogerio de Castro, durante a abertura do evento.

“A participação dos jovens empresários nas associações representa um papel decisivo para que possamos inovar e evoluir no associativismo”, disse o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra.

A participação dos jovens empreendedores capixabas foi ressaltada também pelo presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. “Quando se fala em associativismo, costumo lembrar de minha história. Estou envolvido com o associativismo há mais de 30 anos. Em minha gestão no Sistema Findes, promovemos grandes inovações, a exemplo do Dia DE Associar-se, um evento itinerante que trouxe uma renovação para o Sistema Findes. Precisamos inovar sempre! E a participação dos jovens empresários nas associações representa um papel decisivo para que possamos inovar e evoluir no associativismo”, disse Guerra.

“É uma grande honra participar do lançamento deste módulo da Escola de Associativismo representando a classe empresarial jovem capixaba”, disse o presidente da Fecaje, Luiz Felipe Coelho, na ocasião. Ele citou várias ações promovidas pela Fecaje e suas associações filiadas no intuito de inovar no associativismo.

Ao final do evento, foram entregues certificados aos especialistas que ajudaram a desenvolver o 3º módulo da Escola de Associativismo

O evento contou ainda com a abertura oficial do diretor executivo do Sinduscon-ES, Jorge Ammar, e a entrega de certificados aos profissionais envolvidos na elaboração do terceiro módulo da Escola de Associativismo: Evandro Milet (consultor e palestrante em Inovação), Carlos Tourinho (jornalista e especialista em Inovação), Iomar Cunha (gerente do Inova Findes), Ieda Zanotti (diretora da Intelligo Consultores Associados) e Luciano Raizer (presidente do Sindinfo – Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo). Os dois últimos não puderam estar presentes no evento por conta de compromissos profissionais. A cartilha do novo módulo está disponível no site da Escola de Associativismo.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

6 de dezembro de 2024
Informe Estratégico – Considerações sobre início do período de gozo das férias
2 de dezembro de 2024
Serra recebe Conecta Indústria com mais de 130 vagas no setor do plástico neste sábado  
28 de novembro de 2024
Informe Estratégico – Declarado nulo acordo coletivo por irregularidade insanável