Um dos assuntos que está na pauta dos líderes mundiais é o impacto na sociedade promovida pela atual revolução industrial
Geralmente, na cultura escolar do nosso país, estudamos a revolução industrial, ocorrida na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX, como o grande marco histórico de mudança da sociedade ocidental. Porém, a prática industrial foi progredindo em conhecimento, em técnica e em procedimentos de forma a existir outras “revoluções industriais” de peso igual ou superior à primeira.
O assunto está tão presente nos debates internacionais que o Fórum Econômico Mundial 2016, momento anual em que são reunidas lideranças dos cinco continentes economicamente ativos na cidade de Davos, na Suíça, para tratar de agendas comuns, teve como tema: “Quarta Revolução Industrial”.
Agora, sejamos analíticos: o mundo está mesmo na quarta revolução industrial? A sociedade está preparada para receber essa massa humana que paulatinamente vai perdendo sua função no mundo do trabalho tradicional? Como lidar com as desigualdades sociais geradas pelo momento econômico?
Vamos debater, nós também, essa tal Indústria 4.0. Acompanhe nosso site, pois, em breve, temos mais um texto sobre o tema.
Por Fernanda Neves