Pesquisa produzida pela Confederação Nacional da Indústria evidencia como está o setor em relação ao uso de tecnologias digitais
Na edição passada, começamos a discutir o cenário da revolução industrial pela qual o mundo está passando, o que está sendo chamado de “Indústria 4.0” – Confira aqui a matéria da edição anterior). Percebendo a importância do assunto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na última segunda-feira, dia 30 de maio, uma sondagem inédita em que avalia o quanto as indústrias brasileiras de pequeno, de médio e de grande portes estão imersas nessa nova cultura de produção.
A Sondagem especial n° 66 – Indústria 4.0 aponta que o uso de tecnologias digitais, característica medular desse momento histórico, é pouco difundido em nosso país. Apenas 58% compreendem a relevância de entrar na “Era do Conhecimento”, e um pouco menos da metade do total das empresas pesquisadas, 48%, utilizam pelo menos uma das 10 ferramentas digitais consideradas como básicas, conforme tabela abaixo. Os dados foram captados entre 4 e 13 de abril deste ano, junto a 2225 empresas de todas as regiões: 910 pequenas, 815 médias e 500 grandes.
Recomendamos a leitura do documento, pois continuaremos debatendo sobre a “Indústria 4.0” nas próximas edições.
Por Fernanda Neves com informações da Confederação Nacional da Indústria.