Impactos no mundo do trabalho durante a pandemia foi tema de webinar

 O Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) realizou, nesta terça-feira (25), uma webinar com o tema “Como a pandemia da Covid-19 impactou no mundo do trabalho”. O convidado foi o executivo do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt), Marco Antônio Redinz, e o mediador foi o conselheiro do Compem, Fernando Gadelha.

Antes de iniciar a apresentação, Fernando Gadelha explicou o propósito das webinares realizadas neste período atípico. “Estamos vivendo um momento complicado. O Compem busca apresentar soluções e caminhos para as pequenas e médias empresas com temas importantes. Em pesquisa do Sebrae, 60% das empresas sofreram impactos durante a pandemia”, disse o conselheiro do Compem.

Marco Antônio Redinz explanou as principais alterações legislativas em relação direta à pandemia da Covid-19 e como isso interferiu nas relações de trabalho, pois houveram muitas transformações e alterações nessas relações. “Excepcionalidade é a palavra do momento. Hoje não podemos analisar as relações de trabalho com o mesmo olhar que nós tínhamos antes dessa pandemia. A ótica do momento é excepcional. Todos nós estamos vivendo em um mundo diferente”, fala o executivo.

Destacou sobre as mudanças que aconteceram desde dezembro de 2019 quando ainda haviam ruas cheias de carros, empresas funcionando, pessoas indo e vindo. A partir do momento que a pandemia iniciou, tudo mudou. As ruas ficaram vazias, comércio fechado e muitas empresas fechando as portas.

No evento, também foi abordado a evolução legislativa relacionada ao novo Coronavírus e as particularidades de cada uma das normas, bem como, as principais transformações geradas pela pandemia e como a doença impactou nas relações do trabalho, e, principalmente, quais normas relacionadas ao assunto estão em vigor atualmente.

 

Confira a linha evolutiva:

Linha Evolutiva

*Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
8 de maio de 2024
Informe Estratégico – Cancelada cláusula coletiva com piso salarial diferenciado para contrato de experiência