Imetame é premiada entre as melhores fornecedoras da Petrobras

A empresa tem como principais atividades: fabricação, montagem e manutenção mecânica e industrial

A Imetame recebeu o “Prêmio Melhores Fornecedores Petrobras” no segmento “Manutenção Offshore”. De aproximadamente 5.500 fornecedores da Petrobras, a empresa ficou entre os 17 que receberam o prêmio em variadas categorias.

Para o presidente do Conselho Administrativo das empresas do Grupo Imetame, Etore Selvatici Cavallieri, este reconhecimento é mérito de todos os colaboradores que atuam direto e indiretamente no contrato da Imetame com a Petrobras, prestando serviço em plataformas da Bacia de Campos desde 2010. “São oito anos de compromisso e determinação para construir esta história de sucesso. Atualmente, a Imetame realiza atividades de manutenção em 16 plataformas da Petrobras e conta com 1.100 colaboradores atuando diretamente nas atividades offshore”, explica.

Formado no curso Técnico em Mecânica do Senai,  na década de 70, o jovem torneiro mecânico iniciou sua carreira na Aracruz Florestal, mas, desde esta época (1978), o espírito empreendedor já era presente e o sonho de ter o seu próprio negócio era uma ideia fixa. Esta propensão se fazia ainda mais acesa quando a empresa solicitava fazer fora os serviços excedentes de usinagem e soldagem (caldeiraria). Com o estímulo de patrões, ex-professores e, principalmente, do pai Benedito Cavallieri, em meados de 1980 nasce uma empresa no ramo de usinagem e caldeiraria.

Em entrevista ao Sistema Findes, Etore destaca os caminhos que considera fundamentais para a conquista do reconhecimento como um dos melhores fornecedores da Petrobras.

Quais os pontos que destacaria como fundamentais para a conquista do 17º lugar entre os melhores fornecedores da Petrobras?

Este reconhecimento é algo muito importante para a Imetame, representa o resultado do comprometimento, dedicação e lealdade de todos os colaboradores que atuam direta e indiretamente no contrato da Imetame com a Petrobras em Macaé (RJ), prestando serviço em plataformas da Bacia de Campos desde 2010. São oito anos de compromisso e importantes transformações para construir esta história de sucesso junto ao cliente Petrobras.

Critérios como qualidade, prazo, gestão, SMS, conformidade e integridade são levados em conta na avaliação, como esses pontos têm sido trabalhados na sua empresa e como você os enxerga de forma geral no mercado empresarial?

Prazo e qualidade sempre foram pontos que nortearam o crescimento da empresa, desde a sua criação. E essa cultura foi tão disseminada ao longo dos anos, que, atualmente, os próprios colaboradores treinam os mais novos. No mesmo sentido, desde o início, sempre houve um desejo de ver as pessoas evoluindo pessoal e profissionalmente e isto fez com que a gestão de pessoas se tornasse algo de extrema relevância em nossa organização. Constantemente, criamos oportunidades para o desenvolvimento dos colaboradores e isto reflete diretamente no crescimento da Imetame. E quando falamos em gestão de pessoas, temos como premissa a valorização da vida, o respeito e a produtividade da nossa equipe.

Há quantos anos vocês prestam serviço a Petrobras e como essa parceria começou?

Prestamos os primeiros serviços para a Petrobras por volta de 1995, pequenas fabricações. E, em 2009, iniciamos nossa atuação em oito plataformas de produção de petróleo da Bacia de Campos. Atualmente, a Imetame realiza manutenção em 16 plataformas e conta com 1.100 colaboradores atuando diretamente nas atividades offshore em Macaé (RJ).

Aos empresários capixabas que também desejam ampliar caminhos para se tornarem fornecedores de grandes empresas, que tipo de orientação você destaca como chave nesse processo?

Respeito as pessoas como seres humanos, comprometimento, acreditar nos sonhos e muita dedicação para realizá-los! Mas há algo que sempre fez grande diferença na minha vida e na história da Imetame, é que aquilo que muitos veem como obstáculos, nós enxergamos como oportunidade de criar algo novo, oportunidade de buscar novos mercados, oportunidade de fazer diferente.

Assim foi em todas as crises econômicas do país, mesmo diante dos impactos, a Imetame sempre saiu de forma mais fortalecida. A crise de 2008 foi um exemplo disto, na época decidimos que era necessário abrir novos mercados para a Imetame e daí começamos a nossa caminhada rumo a manutenção de plataformas.

Muitos pequenos empreendedores desejam ter grandes empresas entre seus clientes; mas não conhecem os caminhos para alcançar este objetivo. Procurar estar próximo do cliente; escutar o que ele precisa; conhecer seus objetivos; foi algum dos caminhos que vocês trilharam?

A Imetame sempre age para superar as expectativas dos clientes com qualidade e excelência. Sempre buscamos entender os desafios, evoluir a cada dia no que fazemos e contribuir para o desenvolvimento dos clientes.

 Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial