Ideies renova convênio com o TCE-ES para compartilhamento de dados

O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) assinou nesta sexta-feira (13) o acordo de Cooperação Técnica firmada com o Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo (TCE-ES). A presidente da Findes, Cris Samorini, participou da solenidade juntamente com Marcelo Saintive, economista-chefe da Findes e diretor executivo do Ideies, e Rodrigo Chamoun, presidente do TCE-ES.

A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou a importância do acordo, que prevê o compartilhamento de informações e de dados para o desenvolvimento de estudos e pesquisas.

“ Esse acordo é muito importante pela troca de informações e base de dados sobre os municípios e todo o estado do espírito santo. Além disso, o objetivo é ter apoio técnico-cientifico. Esse compartilhamento de dados socioeconômicos é de grande importância para o desenvolvimento de estudos e pesquisas institucionais. O Ideies tem realizado um ótimo trabalho e tem nos apresentado estudos pertinentes sobre a economia capixaba”, disse Cris samorini.

Rodrigo Chamoun, presidente do TCE-ES, reforçou o compromisso de colaborar com a indústria capixaba e de garantir a gestão fiscal. “Tenham a certeza que o Tribunal jamais deixará o Estado e os munícipios quebrarem. Usaremos de todas as ferramentas para manter o Estado com as contas equilibradas. Nós precisamos colocar o olhar atento e não relaxar nunca. Precisamos continuar com a agenda fiscal brasileira e buscar sempre o desenvolvimento econômico”, disse Rodrigo Chamoun.

Marcelo Saintive, economista-chefe e diretor executivo do Ideies, apresentou na ocasião os resultados do acordo de Cooperação Técnica 2018/2020, e que agora está sendo renovado para 2020/2023.

Além disso, Marcelo Saintive destacou o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), desenvolvido pelo Ideies, que é um levantamento com indicadores de todos os 78 municípios do Estado, divididos em 4 eixos: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal.

“A renovação do Acordo reforça a importância da convergência das instituições do Espírito Santo em atuação conjunta ao gerar e compartilhar dados e informações, com transparência e acessibilidade, gerando valor para os empresários e sociedade capixaba”, disse Marcelo Saintive.

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES
10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória