10/08/2016 – Futuro do emprego e indústria 4.0 são temas de palestra na Findes nesta sexta-feira

 

Evento acontece no plenário da sede e será aberto ao público

É preciso estar atento e preparado. A indústria 4.0 permite a automação e a integração de todas as etapas de produção, e pede trabalhadores críticos, flexíveis, qualificados e, principalmente, abertos a novos aprendizados. Em um cenário no qual as ferramentas digitais trazem novos paradigmas para o setor industrial, os profissionais também precisam mudar e se adaptar.

O assunto será tema da palestra ‘O Futuro do Emprego e a Quarta Revolução Industrial – Indústria 4.0’, que será apresentada pelo gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Maia. O evento, aberto ao público, será realizado nesta sexta-feira (12), a partir das 15h, no plenário do Edifício Findes, em Vitória. Inscrições pelo endereço eletrônico eventos.sistemafindes.org.br .

Um dos maiores especialistas do país no assunto, Osvaldo Maia adianta que as mudanças “impostas” pela indústria 4.0 terão reflexos diretos para os trabalhadores, e que a nova revolução industrial veio para mudar tudo. “O chão de fábrica vai mudar muito a partir dessa interação proporcionada pela tecnologia. Os profissionais precisarão se adaptar”, explicou.

Para o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Luis Carlos Vieira, o tema merece atenção não só por parte dos empregados, como também dos industriais. “Com a indústria 4.0 será preciso repensar os sistemas educacionais, integrar conhecimentos, estimular a colaboração entre o público e o privado e, principalmente, provocar uma maior integração entre as indústrias. O mundo está mudando e os processos de produção também. Com a educação profissionalizante será possível preparar o futuro profissional para o novo mercado de trabalho”.

Osvaldo Lahoz Maia

É gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP. É formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, com especialização em Telecomunicações, Instrumentação Inteligente e Automação Industrial pela Ryerson University, em Toronto, Canadá, e pela Escola Técnica de Sainte Croix, na Suíça.

Por Breno Arêas

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

13 de novembro de 2024
Sindicatos empresariais da Findes recebem Prêmio Boas Práticas Sindicais
13 de novembro de 2024
Pesquisa com empresas capixabas mapeará necessidades de financiamentos para descarbonização e transição energética
12 de novembro de 2024
Negociação coletiva é o caminho para a definição de jornada de trabalho