Fórum IEL de Gestão reforça a importância do capital humano para organizações

Durante o Fórum, Cris afirmou que é imprescindível colocar as pessoas no centro do negócio (29/11/2023) | Foto: Thiago Guimarães

O evento que aconteceu nesta quarta-feira (29) reuniu empresários, executivos e gestores capixabas para debater sobre humanização nas empresas 

Cuidar do capital humano nas organizações é a chave para se construir uma empresa com bons resultados. E ‘pessoas’ foi o tema central do Fórum IEL de Gestão, realizado nesta quarta-feira (29), em Vitória.  

O encontro reuniu empresários, executivos e gestores capixabas para um debate sobre a humanização nas empresas. Na ocasião, também foi lançado o 27º Anuário IEL, material que reúne as 200 maiores e melhores empresas do Estado. 

Em sua fala, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou que a Federação tem compreendido cada vez mais que para alcançar resultados relevantes é imprescindível colocar as pessoas no centro do negócio. 

Foto: Renan Donato/Findes

“Nenhuma agenda de produtividade, inovação ou qualificação se sustenta se não tivermos pessoas comprometidas e engajadas. Por isso, na Findes, temos muita clareza sobre o que queremos hoje e o que esperamos para o nosso futuro, que é desenvolver profissionais, estimular a formação de lideranças, reter talentos, qualificar e requalificar.” 

Cris completou que a Federação tem feito isso todos os dias por meio do Senai, do Sesi, do Cindes e do IEL. Do ponto de vista das ações organizacionais, foi uma escolha desta gestão adotar iniciativas e políticas que valorizem e deem protagonismo aos colaboradores.  

Na sequência, o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, reforçou o trabalho incansável que a Findes vem fazendo para que a indústria cresça ainda mais e se desenvolva.  

Foto: Renan Donato/Findes

“Acreditamos que estamos construindo um importante caminho para também auxiliar as empresas do meio industrial desenvolverem o conceito de valorização de pessoas. Mais um passo foi dado para aprimorar a educação executiva que o IEL já desenvolve com a recém-lançada Academia Findes de Negócios. Uma plataforma voltada para as médias lideranças, com o propósito de formar líderes mais conscientes no meio empresarial.” 

Foto: Renan Donato/Findes

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, saudou os presentes felicitando a todos pela coragem em empreender. “Temos utilizado os ensinamentos do setor produtivo. Saibam que vocês inspiram uma gestão pública inovadora e que acreditam nos talentos capixabas. E Vitória se tornar a segunda cidade mais inovadora e com o ambiente mais propício para a inovação no Brasil só reforça o importante trabalho que vem sendo construído por todos vocês”, finalizou.  

Valorizando as pessoas 

Atenta ao compromisso de priorizar as pessoas e de reforçar junto às empresas que é fundamental que o capital humano seja priorizado nas organizações, foi que a Findes trouxe o tema para ser a pauta do Fórum e também norteador do Anuário IEL.  

Todas as palestras que ocorreram durante o evento tiveram as mesmas premissas: priorização da relação entre empresa e colaborador, além de discutir perspectivas e desafios de gestão de pessoas.  

Foi uma tarde de aprendizado com especialistas de renome nacional que trouxeram seus olhares para um debate estratégico e qualificado sobre tendências globais de capital humano e retenção de talentos.  

 

Confira a galeria de fotos!

 

Saiba um pouco do que os palestrantes disseram:  

Foto: Thiago Guimarães

“Uma pessoa não vem com manual de instrução. É necessário saber como fazer para entender esse capital humano e construir os melhores resultados por meio das pessoas. E o pilar que precisa estar por trás dos líderes nas empresas é a confiança. As pessoas são o principal patrimônio de uma organização. Como as pessoas são tratadas é como elas retornam pra empresa.”

Cauê Oliveira, sócio-diretor da Youleader Brasil

Foto: Renan Donato/Findes

“Como podemos repensar se estamos no caminho certo? Inovar não é inventar. A maioria dos negócios tem a ver com a arte de simplificar. As empresas mais inovadoras são as que mais simplificam as coisas, pois tudo que é simples ganha escala.”   

Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech

Foto: Renan Donato/Findes

“Hoje em dia não faz sentido falar em cargos e, sim, em habilidades. Existe um erro das lideranças por não conhecerem as habilidades da sua força de trabalho. E há uma oportunidade grande para as organizações entenderem isso agora, já pensando no futuro. É uma mudança de mindeset que precisa ser feita, com as empresas olhando mais para a diversidade, para a sustentabilidade e como isso impacta nas pessoas, nos colaboradores e na comunidade.” 

Luiz Fernando Barosa Oliveira, sócio de Consultoria em Capital Humano

Foto: Renan Donato/Findes

“Somos muito além de um cargo e eu me percebo como uma aprendiz todos os dias, pois estamos em constante aprendizado e a educação é uma alavanca para o nosso futuro. Quantas vezes você recebe um incentivo que diz pra seguir em frente pois você é capaz? Ou qual frequência você fala isso para um liderado? E se caso errarmos, precisamos saber como se dedicar para que ele não se repita e, assim, você se tornar sua melhor versão. Uma outra coisa importante nos negócios é contar a diversidade. Pois contar com pessoas diferentes gera novas perguntas e novas soluções.” 

Paula Harraca, executiva referência em ESG, Inovação e Gestão de Pessoas 

Foto: Renan Donato/Findes

Durante o evento, os convidados conheceram um pouco sobre o case da Nestlé com De Hong Jung, gerente de Inovação e responsável pela gestão do Centro de Inovação e Tecnologia da Nestlé. 

 

 

Foto: Thiago Guimarães

O superintendente do IEL-ES, Max de Oliveira Alves, encerrou o Fórum IEL de Gestão, destacando que “sem as pessoas não conseguimos enfrentar os desafios e, por isso, o IEL está se apoiando nesse conceito de educação executiva. É assim que vamos conseguir, todos juntos focando na competitividade da indústria.” 

 

Acesse a versão digital do Anuário IEL de Gestão 2023 e conheça as 200 maiores e melhores empresas do ES.

Saiba mais sobre as empresas que se destacaram no Anuário.

 

O Fórum IEL de Gestão contou com o patrocínio do Banco do Nordeste, Sicoob, Sólides, Garoto, Grupo Águia Branca, Cedisa, Deloitte, Linhares Geração, Marcopolo, Nater Coop, Povoação Energia, Tevisa, Vale, Banestes, Coroa, Gerdau, Sebrae, Unimed Vitória. Apoio institucional do Crea ES e apoio do Sesi, Senai e Fucape.

 

Por Lorena Zanon 

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270(clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]  

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS
2 de outubro de 2024
Sesi ES oferece mais de 300 vagas gratuitas para Nova EJA, com certificação profissional