O objetivo é debater os desafios e as oportunidades para a cadeia produtiva no Estado e no Brasil
O setor de petróleo e gás serão foco de uma série de ações na Mec Show 2016, entre os dias 26 e 29 de julho, na Serra. Na ocasião, o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) reunirá especialistas e público interessado em conhecer e debater os desafios e oportunidades para a cadeia produtiva do segmento.
Encontro de negócios, painéis, palestras, encontros tecnológicos e showroom de produtos fazem parte da programação paralela do FCP&G e podem servir de inspiração, estímulo e exemplo para novos negócios. As ações serão realizadas em parceria com o Sistema Findes, Sebrae e Petrobras.
Programação
Os eventos terão início no primeiro dia da feira, 26 de julho, com a realização do 7º Encontro de Negócios do Prodfor, marcado para às 15h30. O objetivo é dar visibilidade e apresentar aos visitantes as empresas certificadas ou em processo de certificação pelo programa.
Nos dias 27 e 28 de julho acontecerá o 4º Encontro Tecnológico, também às 15h30, com o objetivo de divulgar as demandas de fabricação de bens para a cadeia de petróleo. Os produtos com necessidade de desenvolvimento tecnológico e inovação serão apresentados pelos engenheiros da Petrobras.
Já no dia 29 será realizado o Painel de Inovações. O objetivo dessa ação é apresentar produtos e serviços inovadores produzidos por pequenas empresas. Será a primeira edição desse evento e, segundo o FCP&G, uma oportunidade para as micro e pequenas empresas fornecerem para as grandes empresas do Estado e do país.
Além dessas ações, durante todos os dias do evento os visitantes terão acesso a um showroom com seis produtos que estão em processo de desenvolvimento por empresas locais para o mercado nacional e internacional de petróleo e gás; e a um posto de cadastro para as empresas interessadas em fornecer para a Petrobras.
Palestras e painéis
No dia 28 de julho, o FCP&G e parceiros oferecerão um ciclo de palestras sobre ‘Seguros e Soluções Financeiras em Investimentos e Exportações’, em que serão apresentadas soluções que garantam novos investimentos em projetos industriais e de infraestrutura, exportações e contratos para além dos tradicionais oferecidos pelo sistema financeiro. O painéis oferecerão aos participantes instrumentos consagrados no mercado internacional e ainda pouco utilizados pelo setor produtivo local.
A expectativa de público do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás é de cerca de 50 empresas locais e nacionais, de portes pequeno, médio e grande, dos setores de rochas e granitos, de minério, petróleo e gás, papel e celulose, dentre outros, contando ainda com a presença de grandes indústrias como a Fibria, Zucchi Granitos, Vitória Stone, ArcelorMittal e Estaleiro Jurong.
Fórum de Petróleo e Gás
Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), o Sistema Findes e a Petrobras, o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás foi instituído com o objetivo de articular e apoiar as ações das organizações que atuam no Espírito Santo em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás.
É um espaço de articulação estratégica e interlocução público-privada para maximizar a participação da indústria local de bens e serviços nas demandas da cadeia produtiva do setor.
Participaram do Fórum de Petróleo e Gás, a Petrobras, a Shell e outras operadoras de petróleo e gás, associações empresariais, entidades de classe, instituições de ensino e tecnologia, governos federal, estadual e municipais, e instituições de fomento, para discussão e negociação de estratégias capazes de garantir o alinhamento entre as iniciativas regionais e nacionais de desenvolvimento da cadeia de fornecedores de bens e serviços para o setor.
Por Breno Arêas