24/09/2014 – Findes realiza workshop “Passaporte Industrial”

 

A Findes, por meio da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção, promoveu nesta terça-feira, 23 de setembro, o workshop “Passaporte Industrial – Capacitação”. O evento, realizado no Plenário do Edifício Findes, em Vitória, teve como objetivo propor a padronização dos procedimentos para que os trabalhadores das prestadoras de serviços possam atuar em grandes plantas industriais. O programa foi lançado oficialmente em novembro de 2013, e agora entra na fase de capacitação voltada para as indústrias de base e construção pesada.

“O Passaporte Industrial é uma brilhante iniciativa da Câmara das Indústrias de Base e Construção, que beneficiará não somente as empresas, mas principalmente os próprios trabalhadores, que poderão finalmente acelerar suas contratações e mostrar seu valor mais rápido”, disse o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, na abertura do evento. “A indústria da construção é uma das que mais emprega trabalhadores no Estado, e esta iniciativa trará grandes avanços para todos os envolvidos”, completou o dirigente.

A seguir, o presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção, Wilmar Barroso, detalhou os principais entraves que motivaram a iniciativa, como a redundância de requisitos dos contratantes, acarretando custos expressivos; perda de tempo e de produtividade; burocratização do processo, elevando o tempo de resposta; dificuldade de obter no mercado mão de obra qualificada; a própria rotatividade da mão de obra, entre vários outros aspectos. “O Passaporte Industrial visa a aumentar a produtividade, facilitar as contratações e consequentemente elevar a competitividade das empresas”, resumiu Barroso.

Em seguida, foram iniciados os trabalhos do workshop, no qual foram apresentadas propostas para dinamizar os procedimentos obrigatórios exigidos pelas Normas Reguladoras (NRs) para as grandes plantas industriais, como: espaço confinado, trabalho em altura, primeiros-socorros, direção preventiva e movimentação de cargas, entre outros.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES
10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória